Vida Cristã

25/02/2016 | Artigos, Pastores e Líderes de Jovens

3 Comentários

3 coisas para se pensar antes de fazer um evento no seu ministério de jovens

Fazer eventos no seu ministério de jovens são ótimos. Os jovens normalmente se animam, há uma expectativa no ar e quando esses eventos são bem feitos podem gerar bons frutos para a igreja. Para te ajudar na elaboração do seu próximo evento, quero te propor três coisinhas para você pensar quando estiver planejando seu evento para o ministério de jovens.

ministério-de-jovens-evento.2jpg

1 – Qual é o propósito?

Essa pergunta tem que nortear o seu ministério (VEJA MAIS AQUI). Por que você quer fazer esse evento? Qual o motivo? Logicamente que pode haver vários, mas quero destacar dois que eu acho que são essenciais quando se pensa em eventos: Comunhão e evangelismo.

Comunhão é para valorizar os jovens que você já tem no ministério e para fortalecer as amizades entre eles. Ao fazer isso, as chances são que seu ministério saia mais fortalecido e unido. A comunhão também é boa para ir atrás daqueles jovens que não frequentam a igreja há algum tempo.

Evangelismo é para trazer mais jovens para igreja. Ir atrás daqueles que não tem uma igreja específica, ou que são cristãos, mas não praticam e seguem os atos de Jesus.

Quando estiver preparando seu próximo pense nesses dois focos. O que você quer com esse evento? Quer que ele atraia jovens novos ou que fortaleça aqueles que você já tem?

Leia também: 5 coisas que podemos aprender com o Ministério de Jovens da igreja de Saddleback

                        Como atrair e manter jovens para o ministério de jovens?

2 – Como será feito o planejamento?

Essa parte é muito importante e a maioria dos líderes de jovens ignora. Depois que você já decidiu qual é o propósito você tem que definir o que (e como) será feito para alcançar esse propósito que você estabeleceu. É comum que nos ministérios de jovens não haja planejamento para esses eventos. O que acontece é que aquele evento que era para ser usado como evangelismo acaba atraindo só o pessoal da igreja. Já aconteceu de na minha igreja nós fazermos um evento e conseguimos atrair um grupo pequeno de moças para ele. O problema é que não pensamos como integrá-las conosco e eles acabaram ficando no canto delas.

No planejamento você deve definir as metas e como alcançá-las para o seu evento funcionar.

Quem irá cantar? Que tipo de música? Quem serão os responsáveis por conversar com os novos jovens? Quais atividades serão feitas para quebrar os “grupinhos” e desenvolver novas amizades.

KIT BASICO LIDER DE JOVENS5

3 – Como podemos atrair e manter os jovens que irão participar?

Essa parte é essencial para o desenvolvimento do seu ministério de jovens. Você viu no exemplo acima que eu dei que em uma ocasião nós fizemos um evento, pessoas novas vieram, mas nós não conseguimos “segurá-las” e elas acabaram não voltando mais. Quando você estiver pensando num evento e definir qual propósito será e como você vai fazer para atingir esse propósito, você deve pensar também em como atrair e manter os jovens antes e depois do evento.

Imagine que você quer fazer um evento focado na comunhão.

Antes: Como você irá convidar os jovens da sua igreja? Como irá atrás daqueles que estão sumidos? Será que você consegue alguns jovens para o seu evento conversando com os pais deles?

Depois: O que fazer para manter essa galera no seu ministério de jovens? Que atividade ou pregação você deve fazer agora que já chamou a atenção deles para o seu ministério?

Se você for fazer um evento com foco na comunhão pense nessas coisas:

Antes: Como iremos anunciar nosso evento para os jovens fora da nossa igreja? Será que a escola local nos cederia um espaço para colocarmos um banner e divulgar esse evento? Como podemos “equipar” nossos jovens para que eles tragam seus amigos de fora da igreja? Como fazer uma publicidade legal para o evento que desperte curiosidade nos jovens?

Depois: Como iremos manter contato com os jovens novos que chegaram? Quem serão os responsáveis por conversar com esse pessoal durante a semana e convidá-los para voltar em nosso ministério de jovens? Podemos escolher algumas pessoas para passarem na casa desses novos jovens e trazê-los para a igreja no próximo culto de jovens? Irá haver formulários para esses jovens preencherem e mantermos os dados de contatos deles?

Espero que com esses três tópicos eu possa ajudar o seu ministério de jovens quando você estiver planejando seu próximo evento.


UM-ANO-INTEIRO



Entre em contato