Vida Cristã

22/09/2017 | Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

3 ótimas ideias de sermões para jovens

Pregar para jovens é uma das principais tarefas do líder de jovens. Mas, e quando dá um branco? E quando não sabemos o que pregar? Você já passou por isso? É horrível, eu sei. É uma sensação desagradável você não ter ideia de que sermão pregar para os seus jovens. Pior ainda é quando você já orou, já buscou e mesmo assim nada.

Para te ajudar nessa tarefa, quero te passar três ótimas ideias de sermões para jovens. Dê uma olhada e comente se você tiver alguma outra ideia. Se você quer melhorar sua criatividade para criar temas para cultos de jovens, clique AQUI.

1 – A vida de José

Onde encontrar na bíblia: (Gênesis 37, 39 ao 45)

A história de José é uma das mais incríveis na Bíblia e creio que todo jovem deve ouvir um sermão sobre a vida dele. Na verdade, a história de José é tão grande que você pode fazer tranquilamente uma série. Desde o sonho que José teve e contou aos irmãos (você pode ensinar os seus jovens para não falarem tudo para qualquer pessoa), passando pelas suas inúmeras provas (você pode ensinar como ele aguentou essas provas e permaneceu confiante em Deus), até o seu sucesso chegando a comandar o Egito (aí você pode ensinar que antes de toda conquista há um preparo. E esse preparo não é muito agradável), a história de José é recheada de bons tópicos para se pregar. Mas, e Jesus? Aí é que está. José era uma sombra do que viria a ser Jesus. Por isso você pode conectá-lo tranquilamente com Ele.

PARALELO JOSÉ

JESUS

Amado por seu pai Gênesis 37:3 Mateus 3: 17
Invejado e odiado sem motivo Gênesis 37:4 Marcos 15: 10
Rejeitado e condenado à morte Gênesis 37: 18 Lucas 19: 14 e Lucas 23:21
Tornou-se um servo Gênesis 39: 1-2 Lucas 22:27 e Filipenses 2:7
Prosperou em tudo Gênesis 39:3 Isaías 53: 10
Resistiu à tentação Gênesis 39: 7- 12 Hebreus 7:26 e Hebreus 4:15

Ou seja, você pode pregar sobre José e fazer um paralelo com a vida de Jesus. Isto é pregar o evangelho.

2 – A traição de Pedro  

Onde encontrar na bíblia: João 18:17-27, Lucas 22:60-61

Pedro, um dos homens mais brilhantes da bíblia e um dos responsáveis para que o evangelho chegasse até nós, teve seus momentos indignos também. Talvez o mais conhecido e popular foi quando ele negou Jesus, não uma, nem duas, mas três vezes. Há uma lição preciosa aí: Que todos nós, por melhores que pudermos ser, iremos falhar com Jesus. A história mostrou que Pedro depois se arrependeu e se tornou o grande apóstolo que conhecemos. Você pode pregar para seus jovens exatamente essas coisas.

1 – Que assim como Pedro nós também iremos errar.

2 – Que assim como Jesus olhou para Pedro, Ele olha para nós e é impossível escondermos nossos pecados.

3 – Que há a graça de Jesus esperando aqueles que se arrependem.

4 – Se eu fui perdoado, então também devo perdoar.

3 – A obediência de Daniel

Onde encontrar na bíblia: Daniel 1

A história de Daniel também é muito boa. Daniel foi levado como escravo para a Babilônia. Chegando lá, queriam que Daniel comesse a comida do rei. Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles (Daniel 1:8). Apesar de ter permitido, o oficial que cuidava de Daniel ficou medo que ele e seus amigos parecessem menos saudáveis do que os outros. Daniel propôs uma experiência. “Peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. Depois compare a nossa aparência com a dos jovens que comem a comida do rei, e trate os seus servos de acordo com o que você concluir”. Ele concordou e fez a experiência com eles durante dez dias. Passados os dez dias eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei (Daniel 1:12-15). A obediência de Daniel trouxe glória para Deus e este é um excelente tópico que a juventude precisa ouvir. Em um mundo cada vez mais pecaminoso, nossos jovens devem saber que não há desculpas para não obedecer ao Senhor. Dr. Charles Stanley diz: “Obedeça a Deus e deixe as consequências disso com Ele”.

Você também pode apontar a obediência de Daniel com a obediência de Jesus, que decidiu obedecer ao seu Pai, fazer a vontade dEle e ir para a cruz, morrer pelos nossos pecados.

Espero que essas ideias te ajudem na hora de criar o seu próximo sermão para jovens.

LEIA TAMBÉM: O que fazer quando seu ministério não cresce?

Quatro dicas para aumentar a participação dos jovens nos cultos

 

 

 

 



Entre em contato