Vida Cristã

04/11/2014 | Artigos, Igreja, Vida Cristã

Nenhum Comentário

4 bons motivos para se estar em um pequeno grupo (célula)

Se você é um líder de jovens, ou se está na dúvida se participa ou não de uma célula, nós preparamos essa pequena lista (afinal, estamos falando sobre pequenos grupos e não faria sentido fazer uma lista longa, rs) com 3 bons motivos para se estar em uma célula. Não perca mais tempo e comece uma célula.

 celulas

  • Amizades: Antes de ser líder, demorei quase 8 anos para ir em 2 cultos seguidos da rede jovem. O motivo? Não tinha amigos dentro da igreja. Com os pequenos grupos (ou células) tudo isso muda. As células ajudam a fortalecer laços de amizades e a formar novas amizades. Isso porque toda semana os mesmos grupos de pessoas se encontram, compartilham ideias e sentimentos. Em longo prazo isso tem um efeito grandioso na amizade entre essas pessoas. O jovem que antes não ia à igreja porque não tinha nenhum amigo, mas só conhecidos, passará a ir também porque tem um ou dois amigos próximos, graças ao pequeno grupo.
  • Discipulado: Estar em uma igreja é ótimo, mas a verdade é que em algumas vezes, com a igreja cheia, é fácil se dispersar no momento da palavra e acabar saindo do culto do mesmo jeito que chegou. Com as células, isso não acontece. A proximidade e o fato de poucas pessoas estarem presentes, quase que obriga a todos os participantes a prestarem atenção e saírem de lá com um pouco mais de conhecimento. Isso torna o processo de discipulado muito mais fácil. Com poucas pessoas, o conhecimento é espalhado e absorvido com mais facilidade, fazendo com que os membros da célula sejam mais preparados, com leitura de bíblia, estudo da palavra e o momento da oração.

LEIA TAMBÉM: QUATRO ENCORAJAMENTOS PARA JOVENS CRISTÃOS QUE ESTÃO NA LUTA

                           A ARMADILHA DA RAIVA

  • Troca de experiências: Falar com um pastor sobre seus problemas pode ser um pouco intimidador. Muitas vezes, o jovem sequer conversou alguma vez com o pastor e tem medo de contar todos os problemas que enfrenta. Na célula, o jovem se sentirá mais a vontade a conversar e dividir seus problemas com um grupo de pessoas da mesma idade e que não possui o título de “pastor”, que pode amedrontar algumas pessoas. A troca de experiências pode ser muito útil. Um jovem que está passando por problemas familiares, por exemplo, pode receber conselhos de outro jovem que já passou pelos mesmos problemas e que hoje não enfrenta mais isso. Além de conseguir ajudar uma pessoa que provavelmente sofreria sozinha e calada, essa troca de experiências ainda ajuda a melhorar o primeiro motivo: a amizade.
  • Liderar e ser liderado – Uma das coisas mais legais que aprendemos em pequenos grupos é sobre a liderança. Deus tem um grande plano pra vida de cada um de nós. Ele não quer que sejamos somente jovens de banco. Quando participamos de uma célula, uma das primeiras coisas que aprendemos é sobre ser liderado. Confiar em seu líder de célula e entender o que ele quer passar, e aonde ele quer nos levar. Após passarmos por esse processo, seremos capazes de liderar outros jovens em outras células. Essa capacitação gradual prepara os jovens para enfrentarem os desafios do mundo atual e permite que cada integrante da célula possa experimentar a incrível conquista de fazer parte do crescimento espiritual de outra pessoa.

Bom, é isso pessoal. Se você está procurando bons motivos para começar uma célula, ou se você ainda gostaria de saber por que você deve ir a um pequeno grupo, nós cremos que esses motivos irão facilitar as coisas para você. Não esqueça de deixar seus comentários com outros bons motivos para se frequentar uma célula.

————————————————————————————————–

Curta a gente no Facebook e nos siga no Twitter

1407465398_twitter 1407465362_facebook


  • Efraim Gomes Pessoa

    Excelente!! o erro nº 1 é um dos mais cometidos e que devemos a todo momento evitar.

    Independente do número de pessoas, temos que dar o nosso melhor e mostrar que eles são importanes.

    • Guia Jovem Cristão

      Isso é verdade Efraim. Temos que trabalhar lembrando que é para Deus

  • Ney Eduardo Simoes

    Parabéns ao jovem Paulo Vitor – Igreja de Nova Vida do Centro – artigo esclarecedor e bem objetivo, foi ao ponto certo sem ser prolixo. Que Deus continue lhe dando sabedoria e que você continue buscando conhecimento. PARABÉNS!!!


Entre em contato