Vida Cristã

01/02/2016 | Artigos, Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

4 obstáculos que impedem o crescimento espiritual dos seus jovens

Uma das principais missões de um ministério de jovens é desenvolver os jovens espiritualmente. Mas fazer isso não parece uma missão tão fácil assim quando paramos para pensar em como desenvolvê-los.

Se você parar para conversar com um líder de jovens, ele certamente lhe contará a história de um ou mais jovens que tinham um enorme potencial, mas que pararam no caminho por uma série de motivos.

Listei aqui quatro motivos que impedem que os jovens possam crescer espiritualmente.

1

BASE ERRADA

Desenvolver seus jovens espiritualmente com uma base errada é a receita para o fracasso espiritual. A bíblia tem que ser a base para um crescimento sólido espiritual. Afinal de contas, é através dela que poderemos compreender melhor nosso Deus e termos uma ideia de como um cristão deve viver. Ministérios de jovens que não valorizam o ensino da palavra são aqueles com mais chances de fracassarem no desenvolvimento espiritual dos jovens.

O que você pode fazer

Tenha um plano para ensinar a bíblia para os seus jovens. Uma dica preciosa que eu dou é o seguinte: Sempre que for pregar sobre um determinado assunto, planeje e escreva uma versão do que você pregou com informações adicionais e versículos para estudo e entregue para seus jovens levarem para casa. Outra ideia é colocar os ensinamentos da bíblia de uma forma que os jovens possam entender. Eu fiz isso recentemente com o e-book “Como Sobreviver Nesse Mundo Sendo Um Cristão”. Peguei coisas básicas que um cristão deve ter para sobreviver no mundo, mas a forma que é apresentada essas coisas básicas é que faz a diferença.

FALTA DE DISCIPULADO

Discipulado é uma parte essencial no crescimento cristão. Foi o próprio Jesus que nos ensinou isso ao caminhar junto com 12 homens discipulando-os diariamente. Durante o processo de crescimento cristão é normal que os jovens tenham várias dúvidas e que passem por crescimentos e declínios espirituais. Ter alguém ao lado deles ensinando e mostrando como um cristão deve ser e como deve agir faz a diferença para o crescimento espiritual deles.

O que você pode fazer

Invista nas células (ou pequenos grupos) para que elas se tornem o local de discipulado para os jovens. Invista também na vida dos líderes de células, para que eles sejam capacitados para guiar e acompanhar os jovens durante a caminhada cristã deles.

 

Este é um produto digital

FALTA DE VERDADEIRAS EXPERIÊNCIAS CRISTÃS

Sabe aqueles jovens que simplesmente frequentam seu ministério de jovens? Aqueles que vão com uma certa regularidade, mas nunca conseguiram se prender realmente? Não há um estudo que aponte isso, mas na minha humilde opinião o que esses jovens precisam ver é uma fé real e autêntica. Os jovens precisam ver que em seu ministério de jovens há muito mais do que festas e encontro casuais. Eles precisam sentir o agir do Espírito Santo, precisam ser confrontados sobre o pecado e, principalmente, precisam ser ensinados sobre o que é ter uma fé ardente.

VEJA COMO NÓS FIZEMOS ISSO EM “COMO MUDAR SEUS JOVENS EM 1 MÊS”

O que você pode fazer

Além disso, é preciso que eles coloquem o cristianismo em prática. Tente desenvolver em seu ministério de jovens projetos voltados para impactar a sociedade ao redor. Reúna seus jovens para limparem a casa de pessoas mais velhas, visitar hospitais, doação de roupas e alimentos, enfim, faça projetos sociais onde seus jovens possam aplicar um pouco do que estão aprendendo sobre o amor de Jesus.KIT BASICO LIDER DE JOVENS- 2

FALTA DE UM MODELO CRISTÃO

Um dos motivos mais fortes que impedem o crescimento espiritual dos seus jovens é a falta de comando espiritual na casa deles. Se você já trabalha há algum tempo com jovens já deve ter notado isso. Jovens precisam encontrar em seu ministério pessoas com as quais eles possam se espelhar. Por isso é importante que haja um mescla de pessoas no seu ministério, para que aqueles jovens que não têm uma liderança e um modelo espiritual em casa possam ter em seu ministério.

O que você pode fazer

Meu conselho seria que você investisse na vida de pessoas mais velhas em seu ministério. Procure principalmente por casais de jovens e peça o auxílio deles. A presença deles no ministério irá criar um molde para os mais novos de como deve ser a vida e o casamento de jovens cristãos. Ao ver como o casal lida com a igreja, com a espiritualidade e com as questões normais da vida, a tendência é que o jovem possa olhar para esse casal como um modelo a ser seguido.

————————————

Bom, essa é uma lista pequena (tenho certeza que não é definitiva) para poder auxiliar você, líder de jovens, com o seu trabalho no ministério de jovens. Qual outro obstáculo você vê que pode atrapalhar o crescimento espiritual dos seus jovens?



Entre em contato