Vida Cristã

02/02/2016 | Artigos, Pastores e Líderes de Jovens, Vida Cristã

Nenhum Comentário

5 coisas que podemos aprender com o Ministério de Jovens da igreja de Saddleback

A Igreja Saddleback é conhecida mundialmente pelo seu ministério forte e eficaz. O pastor da igreja, Rick Warren, também é o escritor dos livros “Uma Vida com Propósitos” e “Uma Igreja com Propósitos”. Como era de se esperar, o ministério de jovens da igreja de Saddleback é muito forte e está ajudando a desenvolver o caráter cristão de muitos jovens. Saddleback também é a mesma igreja que o Pastor Doug Fields trabalhou e se baseou para escrever o livro “Um Ministério Com Propósitos para Líderes de Jovens”.

Como forma de ajudar no desenvolvimento do ministério de jovens no Brasil, nós criamos essa pequena lista com algumas coisas que podemos aprender com o ministério de jovens da igreja de Saddleback.

ministério-jovens-saddleback

1 – Seus jovens estão engajados na comunidade

O ministério de jovens da Igreja Saddleback se preocupa em servir a comunidade e isso é fantástico. Fantástico porque dá a oportunidade para os jovens expressarem sua fé e seu amor para Jesus com outras pessoas, muitas delas que não são cristãs e fantástico para a comunidade que obtém um enorme ganho com jovens mais trabalhadores e mais sensíveis para com as necessidades das pessoas. Ao se colocarem a disposição da comunidade, os jovens da igreja de Saddleback estão causando um impacto positivo com o nome de Jesus.

12407233_1212700078757920_1066367285_n

2 – Seus sermões falam sobre as reais necessidades que os jovens têm

Nós devemos sempre pregar a palavra de Deus. Esse é requisito básico para um ministério de jovens bem eficaz. Na igreja de Saddleback os sermões “atacam” as reais necessidades que os jovens têm. Por exemplo: Muitos jovens possuem dúvidas sobre a sua fé, sobre a criação e sobre Deus. O que o ministério de jovens da igreja de saddleback fez então? Criaram uma série chamada IDK (I Don’t Know, ou traduzindo “Eu Não Sei”) para que os jovens pudessem ter suas perguntas sobre esses tópicos respondidas. A pregação, ou sermão, para jovens deve sempre conter a palavra de Deus e falar ao coração dos jovens. É importante você saber como pregar para os jovens e fazer séries que realmente tirem as dúvidas dos jovens e clareiem a mensagem de Deus para os corações deles.

11931123_1645856109010785_75606525_n

E-BOOK-LÍDER-DE-JOVENS

3 – O “Pós-Culto”

Eu vi essa ideia deles e achei incrível. Uma coisa que o ministério de jovens da Igreja Saddleback faz é promover uma espécie de “pós-culto”, ou em inglês “After Service Event”. Na tradução ao pé da letra, seria um evento após o serviço (culto). Depois do culto é o momento em que eles fazem algum evento variado para cativar os jovens e para aumentar a comunhão entre eles. Ao invés de fazer um filme bem na hora do culto, eles fazem após. Outras vezes eles mandam cartas para os soldados americanos que estão servindo fora do país. Eles também simplesmente se reúnem para comer pipoca, ou pizza. Eles até fazem competições esportivas depois do culto. O interessante é que eles não “matam” nenhum culto em detrimento da diversão. Eles até têm diversão, mas não se esquecem da palavra de Deus. Assim um amigo da igreja pode chamar um colega para acompanhar o culto e depois participar de algum dos eventos da igreja.

ministério-de-jovens-igreja-saddleback

4 – Valorização do Batismo

O batismo é uma das partes mais bonitas de fazer parte de uma igreja. É o momento em que o jovem decide viver uma vida nova com Cristo, deixando para trás seu pecado e emergindo com uma pessoa cheia da presença do Espírito Santo.

Como esperado, esse deve ser um momento que precisa ser muito valorizado pelas igrejas e o ministério de jovens da Igreja Saddleback faz bem isso. São várias imagens com jovens se batizando, cheios de alegria e contando seu testemunhos (o que aumenta ainda mais a vontade de outros jovens aceitaram Jesus e se batizarem, visto que esses podem estar passando por problemas similares).

12142115_548143248684467_77053439_n

SLIDE-PRODUTO

5 – Seus líderes estão em oração pelos jovens

Outra fato interessante que me chamou atenção é que seus lideres estão sempre em oração pelos jovens. Como igreja, nós temos costume de orar por várias coisas. Eventos, cultos especiais e mais uma variedade de outras festividades e ocasiões, mas raramente (ou nunca) oramos pelos nossos jovens. Me chamou atenção que o ministério de jovens da Igreja de Saddleback uniu seus líderes para que eles orassem pelos jovens.

ministério-de-jovens-saddleback-2


Essas são algumas coisas que podemos aprender com o ministério de jovens da Igreja de Saddleback. Se você gostou e quer ficar mais por dentro do trabalho deles, você pode segui-los no Instagram.

https://www.instagram.com/highschoolministry/

KIT BASICO LIDER DE JOVENS5



Entre em contato