Vida Cristã

30/04/2018 | Líderes de jovens, Vida Cristã


5 maneiras de você fazer seus jovens lerem mais a bíblia e orarem

Lutero uma vez disse que há três coisas que nos levam a conhecer Deus: A bíblia, a oração e a dor. Para o líder de jovens não há nada a se fazer na questão da dor. Ela invariavelmente vai chegar na vida dos seus jovens. Porém, há sim maneiras de você trabalhar as outras duas partes: Bíblia e oração. Mais do que isso, ao focar nessas duas outras coisas, o líder de jovens pode colher o crescimento espiritual na vida dos seus jovens. Eles irão entender mais sobre quem é Deus, o que Jesus fez por nós e irão ser cristãos melhores.

Me permita lhe dar algumas dicas de como você pode fazer para desenvolver a leitura/estudo da bíblia e a oração em seu ministério. Vamos lá.

Dê bíblias para eles – Isso mesmo. Quer estimular seus jovens para lerem a bíblia? Então dê bíblias para eles. Escolha preferencialmente aquelas bíblias que possuem uma linguagem mais fácil para eles entenderem (NVI ou NTLH). Você mesmo pode comprar as bíblias ou pode pedir ajuda financeira para o seu pastor e para a sua igreja. Uma vez fizemos em nossa igreja uma caixinha onde os irmãos podiam doar dinheiro para que comprássemos bíblias para os jovens. Deu certo.

LEIA TAMBÉM: Ministério de jovens em cidades pequenas – Um guia prático
Esboços de pregações para jovens
Como destruir com o seu ministério de jovens sem querer

Ajude-os a memorizar as Escrituras – Acho incrível que nossos jovens memorizam fórmulas, acontecimentos históricos e mais uma porção de coisas para escola, mas por algum motivo alguns líderes pensam que eles não devem ser expostos a muita bíblia. É útil e vale a pena que você compartilhe as Escrituras com seus jovens. E aí podemos destacar algumas maneiras: Compartilhe versículos e imagens em suas redes sociais, wallpapers para celulares e computadores e versículos diários em grupos de whatsapp.

Ensine-os a orar – Se você é cristão faz algum tempo a oração não é algo estranho para você. Você já se comunica com Deus, é capaz de se abrir, contar seus medos e até orar pelos outros. Porém, para os jovens novos na fé e até aqueles mais experientes, essa situação não é igual. Eles não sabem como orar, o que falar e muitos preferem ficar quietos e ouvir a oração dos outros. Por isso, é importante você sempre ensinar sobre a oração. Fale como você ora, dê modelos de oração (Arrependimento, Ação de Graças, Louvor e Pedidos) e, principalmente, mostre que a oração nada mais é do que uma conversa com o Pai.

Estimule-os para orarem pela família e pelos amigos – É muito fácil tornar a oração algo somente sobre “nós”. Muitas vezes oramos somente em momentos de dúvida e pressão e acabamos pegando a mania de orar somente por nós e por aquilo que queremos. Se isso acontece com nós, então você pode imaginar que acontece com seus jovens também. Por isso, estabeleça horários e crie oportunidades para que seus jovens orem por outras pessoas. Talvez antes de começar a pregação você pode separar alguns minutos para orar pelos amigos dos jovens que não vieram. No final, você pode encorajá-los a orarem por suas famílias ou outras pessoas. Olhe o exemplo na foto abaixo. O jovem pega um chocolate e dependendo da cor do chocolate que ele pegar, ele irá orar por um motivo (família, atual ou futuro cônjuge, professores, vizinhos, líderes, cristãos em outros países, etc).

Faça devocionais – Outra boa maneira de você fazer com que seus jovens tenham maior interesse pela bíblia e pela oração é através de devocionais. Devocionais são textos curtos que tratam sobre algum versículo ou passagem da bíblia. Normalmente no final do texto há uma oração para se fazer com base no que o texto falou. Você pode criar devocionais, usar os devocionais de alguns livros e até mesmo usar os nossos (Nós temos alguns em nosso site). Os jovens irão ler a bíblia, conhecer mais as Escrituras e irão orar.

 

E aí? Gostou? Quais outras dicas você daria?



Entre em contato