Vida Cristã

04/09/2014 | Estudos e Trabalho, Sociedade, Vida Cristã

1 Comentário

7 maneiras de reagir aos bullies

Seja online, no trabalho ou na escola, como cristãos devem reagir quando sofrem bullying?

 

Bullies (ou valentões) muitas vezes são estereotipados como crianças maiores que as outras e com o cabelo espetado. Suas ações também foram estereotipadas, tais como: “roubar o dinheiro do seu lanche, chá-de-cueca (ou cuecão) e até mesmo trancar pessoas em armários”.

Mas as coisas mudaram ultimamente. Então, vamos dar uma olhada nos valentões modernos: Eles são de todas as formas e tamanhos e graças às redes sociais, eles estão muito mais envolvidos na vida cotidiana, se tornando quase impossível escapar deles.

O cyber bullying é uma forma de bullying que está constantemente crescendo e mudando. A maioria dos estudantes têm Facebook, WhatsApp e Instagram em seus celulares. Os valentões nos dias de hoje, muitas vezes fazem ameaças, chantagens e tentam intimidar as pessoas online.

Se você está sofrendo bullying, aqui vão algumas dicas para você.

Teenage girl being bullied

  • 1- Avalie seu relacionamento com o valentão

Essa pessoa é um valentão de verdade ou é um amigo que está tendo um dia ruim? Você já fez alguma coisa para perturbar essa pessoa? Você foi rude com eles ou os excluíram de algo? Você deve a eles um pedido de desculpas?

 

  • 2- Avalie a gravidade das ameaças

Você tem medo ou preocupação que essa pessoa irá agredi-lo fisicamente? Se sim, você precisa denunciar essa pessoa para um adulto de confiança ou para um superior. Salve as mensagens, imprima e leve até os seus pais ou alguém de sua confiança.

 

  • 3- Ore pelo agressor

Às vezes, é óbvio que o agressor tem sérios problemas e que está precisando de ajuda. Tenho certeza que você quer que eles tenham ajuda, ou pelos menos, você quer que eles te deixem sozinho. Sabemos que Deus não gosta de valentões, basta dar uma olhada em 2 Reis 2: 23-24.

Contudo, como seguidores de Jesus, nós somos encorajados a amar nossos inimigos, então a sua oração deve provavelmente ser para que Deus lhe dê paz e entendimento para com essa pessoa.

LEIA TAMBÉM: 3 MANEIRAS DE MOTIVAR OS OUTROS
                        

  • 4- Siga em frente

Tente não ficar obcecado com o que essas pessoas dizem. Tente o seu melhor para seguir em frente. Quanto mais você deixar essa situação dificultar o seu dia, mais você irá fortalecer os valentões. A melhor maneira para seguir em frente é considerar a fonte ou a origem. Você aceitaria conselhos dessas pessoas? Essas pessoas estão constantemente em apuros? Eles são conhecidos por dizer coisas ofensivas?

Lembre-se que Deus tem um plano muito específico e pessoal para você. Pense em um corredor de salto com obstáculos – ele sabe que seu objetivo é cruzar a linha de chegada. Ele começa a corrida e encara o primeiro obstáculo, mas ao chegar mais perto, ele desiste e sai da corrida. Ele sabia que o seu objetivo era terminar a corrida, mas não foi capaz de superar os obstáculos a sua frente. Consiga ajuda com seus amigos, família, pastores, para que você possa continuar a sua corrida e vencer as provas que aparecerão no seu caminho.

 

  • 5- Encontre oportunidades para crescer

Meus irmãos considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.

E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma. Tiago 1:2-4

Pode ser difícil achar que o bullying é algo bom, mas pense sobre o que você pode aprender:

  • A resolução de conflitos
  • O valor das palavras
  • Superação de obstáculos
  • Confiança em Jesus

 

  • 6- Leia o livro de provérbios

Não siga pela vereda dos ímpios, nem ande no caminho dos maus. Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha. Porque eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém. Provérbios 4:14-16

O livro de Provérbios oferece encorajamento e também uma visão sobre a diferença entre pessoas sábias que seguem ao Senhor e “tolos” que estão sempre tentando causar problemas. Uma olhada nesse livro pode ser de grande ajuda.

bullying

  • 7- Entenda o cérebro do valentão

Valentões estão sempre procurando por atenção, aceitação ou elogios.

Atenção: Quando você continua a se defender ou reagir, isso lhes dá a atenção que eles desejam. O melhor é simplesmente ignorar. Se você sentir que corre perigo de ser agredido, conte aos seus pais, professores ou ao seu superior.

Aceitação: A maioria dos valentões age assim, porque eles não conhecem nada melhor ou eles estão com inveja. Eles pensam que podem encontrar aceitação de outras pessoas denegrindo algumas pessoas.

Reconhecimento: Parecido com “atenção” e “aceitação”, os valentões estão à procura de elogios. Eles intimidam porque em algum momento alguém lhes disse que isso era engraçado, louco ou maldade. Conseguir atenção por ser uma pessoa má não parece um bom reconhecimento, mas na cabeça de um valentão, ter reconhecimento por ser uma pessoa má é melhor do que não ter nenhum reconhecimento. Eles desejam desesperadamente as mesmas coisas que todo mundo quer, só não sabem uma maneira adequada de se conseguir.

LEMBRE-SE DE COMO DEUS O VÊ

Lembre-se: Você é criado à imagem de Deus.

Você é exatamente do jeito que Ele queria que você fosse. E Ele tem um plano muito específico para você! Não deixe que alguém que não conhece o seu propósito impedi-lo de viver a vida que Deus planejou para você.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Jeremias 29:11

—————————————————————————————————————————————————

Artigo traduzido com autorização do site http://fervr.net/



  • Edyjanes Angelo da Silva

    mandei um recado pra vc luan , se puder me responde hoje ainda obrigado!

  • Ítalo Lima

    Amei o site, tenho um canal no youtube (youtube.com/mundodoamor) voltado para os jovens cristãos vou indicar esse site pois gostei muito

  • thalia

    parabéns. Achei esse site por um acaso, e ele tem mudado a minha vida !


Entre em contato