Vida Cristã

28/01/2016 | Artigos, Pastores e Líderes de Jovens, Vida Cristã

Nenhum Comentário

Como atrair e manter jovens para o ministério de jovens?

Programas alternativos, filmes e jogos podem até parecer legais num primeiro momento, mas será que eles conseguem atrair E MANTER jovens na igreja? Líderes de jovens estão sempre buscando formas alternativas para trazer e manter jovens em seus ministérios de jovens. O que temos visto, porém, é que não importa quão legal são os programas, os filmes e as dinâmicas, alguns jovens sempre acabam largando o ministério de jovens, e por consequência a igreja.

Pense no último caso de um jovem novo que frequentou seu ministério de jovem. Ele veio por causa de algum evento ou dinâmica? E depois disso ele voltou? Se por acaso ele voltou, isso é uma ótima notícia, mas o que manteve ele? E o que o impediu de voltar mais vezes?

Há várias coisas que podem fazer com que jovens cheguem e permaneçam no seu ministério de jovens, mas hoje eu quero falar sobre duas coisas principais.

A sensação de pertencer a um lugar – Jovens que se sentem em casa quando estão na igreja ou no ministério de jovens são aqueles que têm mais chance de permanecerem ativos na igreja.  Você já parou pra pensar na primeira vez que visitou a casa de alguém que você não conhecia? Provavelmente você ficou tímido, não falou muito e se sentiu meio desconfortável. Mas como você age na casa do seu melhor amigo? Bem diferente, não é?! Isso acontece porque na casa do seu melhor amigo você sente que pertence naquele lugar. É um lugar que para você é familiar.

Social engineering concept

A sensação de ter um propósito – Jovens que sentem que os encontros, brincadeiras e atividades do grupo de jovens têm um real significado por trás, são aqueles que permanecem mais tempo no ministério de jovens. Se você é líder de jovens provavelmente já passou por a péssima experiência de fazer um culto de jovens sem planejamento. A banda faz o ensaio minutos antes do louvor, passam umas três músicas que todo mundo já conhece, a pregação não traz nada de novo, somente as mesmas palavras vagas sobre fazer a diferença, cuidar das amizades e coisas assim. Quando jovens presenciam isso, eles sentem que não há um propósito real por trás daquilo tudo. É como se fosse um improviso. Por isso eu sou fã de fazer séries de mensagens para jovens (Mas eu conto isso em outro momento).

COMO CRIAR UM AMBIENTE PARA QUE OS JOVENS POSSAM SENTIR QUE PERTENCEM A IGREJA?

  • Os jovens têm um espaço físico em que eles se encontram que possa realmente ser deles? Eles se encontram em um lugar diferente e próprio? Se você não tiver um lugar próprio, como você pode transformar o espaço que eles usam atualmente para ficar mais com a “cara” deles?
  • O que você pode fazer para se conectar melhor com os jovens que visitam a sua igreja? Talvez designar alguns outros jovens para manter contato com o novo visitante.
  • Células criam uma sensação de “família”, o que ajuda na criação de um ambiente em que os jovens possam se sentir bem. Seus jovens têm a chance de entrarem e participarem de uma célula? O que você pode fazer para que os novos jovens que chegam ao seu ministério de jovens possam ser integrados rapidamente em uma célula?

KIT BASICO LIDER DE JOVENS5

COMO CRIAR UM AMBIENTE COM PROPÓSITO NO SEU MINISTÉRIO DE JOVENS?

  • Quão relevantes são os sermões que você está dando no ministério de jovens? Esses sermões estão lidando com os problemas e desafios que os jovens enfrentam?
  • O que você pode fazer para que os ensinamentos feitos no ministério de jovens possam ter uma aplicação verdadeira na vida dos jovens? Por exemplo.: Ao invés de simplesmente falar que eles devem orar mais, explique como eles deve orar e como podem fazer com que a oração seja uma parte natural na vida deles.
  • Como você pode estimular seus jovens para que eles vejam que seguir a Cristo é muito mais do que ir a um culto e sim um modo de vida?

————————————————————————————————————

E-BOOK-LÍDER-DE-JOVENS

Da próxima vez que você estiver reunido com seu pastor ou com a liderança da sua igreja, levante essas perguntas e veja o que eles respondem. As respostas deles combinadas com a sua opinião podem criar novas táticas e armas que ajudarão a sua igreja e o seu ministério de jovens a atrair e manter jovens.


  • Jhocelin Camilo

    Eu não sabia como motivar os meus jovens…
    Estava em grande dificuldade, li sobre o desafio e as coisas foram fluindo…
    Eles estão muito empolgados com esse desafio e todos os outros que estou fazendo com eles.
    O FNF já é um sucesso!

  • Inglides Vicente

    Amei a ideia de Séries , acredito que vai me ajudar bastante.Tenho muita dificuldades e sempre acabo levando a palavra de qualquer jeito e já estou cansada disso.Obrigada Luan pela sua disposição e criar algo tão importante para os lideres. Meus jovens tem muita dificuldades em concentração e isso me deixa indignada literalmente e sei que devo ajudar los e não culpa-los.

    • Guia Jovem Cristão

      Que bom que pude ajudar Inglides. Glória a Deus por isso. É um prazer contribuir para o reino

  • Luiz Felipe

    irmãos e amigos, há um equivoco muito grande nessa explicação citada a cima.
    Primeira mente peço a vocês que orem a Deus e passa para o espirito santo te guia em todos os assuntos da bliblia.
    Por favor assistam a esse video. https://www.youtube.com/watch?v=_JK5vJCwvGQ
    Porque eu não como carne de porco – Pr. Ivan Saraiva

  • fabiano

    muito bom Deus os abençoe

    • Luiz Felipe

      irmãos e amigos, há um equivoco muito grande nessa explicação citada a cima.
      Primeira mente peço a vocês que orem a Deus e passa para o espirito santo te guia em todos os assuntos da bliblia.
      Por favor assistam a esse video. https://www.youtube.com/watch?v=_JK5vJCwvGQ


Entre em contato