Vida Cristã

01/07/2017 | Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

Como criar um sermão para jovens (PASSO A PASSO)

Uma das dificuldades muito comuns entre líderes de jovens é saber o que pregar para a juventude. Na maioria dos casos, os líderes são escolhidos pelos pastores e começam a liderar um ministério sem terem uma mínima ideia de como se prepara um sermão.

Pensando nisso, dê uma olhada nesse passo-a-passo para você começar a criar sermões para jovens. Lembrando que este método é apenas UMA MANEIRA de te ajudar e, com absoluta certeza, não é a única.

1 – Identifique sua principal passagem bíblica

Este é o início de tudo. Você tem que saber qual parte da bíblia você deve pregar. Por isso, meu amigo ou minha amiga, é essencial que você leia e estude as Escrituras. Identificou? Ótimo, agora vamos para o próximo passo.

2 – Leia sua principal passagem bíblica e o antes/depois dela

Um dos erros que cometemos é isolar uma passagem. Achamos um versículo que parece encaixar com um pensamento nosso e o usamos. Por isso, sempre leia o que está antes e depois da sua passagem. Isso fará com que erros como esse sejam evitados.

3 – Identifique o ponto principal da mensagem e faça anotações

O que o autor está querendo passar nessa passagem? O que você entendeu? O que você não entendeu? Depois de ler a passagem e estar em oração para que o Espírito Santo te ajude, faça anotações tentando responder essas três perguntas.

4 – Pense em como as pessoas reagiriam

Se você pregasse o que você descobriu para um jovem que está há 5 anos na igreja, como ele reagiria? E se você pregasse para uma jovem que está visitando? Monte em seu pensamento e nas suas anotações quais seriam os principais empecilhos para que diferentes tipos de jovens poderiam ter para entenderem a sua mensagem. Se você pregar e levar em conta só jovens novos de igreja, aqueles que são mais velhos poderão sentir que as suas pregações são muito básica. O inverso dessa situação também é real.

5 – Conecte a mensagem com o evangelho

Esta é parte que você vai ver como suas ideias podem estar conectadas com o evangelho de Jesus. Quando você faz isso semanalmente, seus jovens começam a nutrir uma paixão real por Jesus. Uma boa maneira de você fazer isso é ver como a passagem pode se conectar com Cristo e a nossa necessidade por Ele.

6 – Como você se encaixa na história?

Há alguma história ou experiência sua que podem ajudar no entendimento dessa mensagem? Histórias ajudam os jovens a se conectarem na sua pregação, além de humanizá-las. Pessoas não querem ver alguém robótico que nunca errou, mas alguém que é como elas, pecadoras que possuem o auxílio e a misericórdia de Cristo.

7 – Pense em como os jovens podem aplicar a sua mensagem

Você fez tudo certinho até aqui? Se sim, então você já tem um grande sermão. Mas, é aqui que ele pode ficar excelente. Pense em como os jovens podem aplicar na vida deles o que você está tentando ensinar. Como eles podem executar os ensinamentos da Escritura que você passou no dia a dia deles.

8 – Crie o esboço do seu sermão

Agora que você tem todas as informações, chegou a hora de você montar o seu esboço. Com começo, meio e fim. Faça isso para que você não se perca durante a sua pregação e para evitar excessos ou furos na mensagem.

9 – Ensaie e veja como está

Eu já tive experiências que as minhas pregações pareciam boas, mas na hora que eu fui pregar, elas não encaixavam. Por isso que eu comecei a ensaiar antes e descobrir os pontos fracos e como eu poderia melhorá-las. Faça isso você também.

10 – Tenha um guia completo para não passar mais perrengue

Você ainda sofre na hora de saber o que pregar para os seus jovens? Quer saber como fazer sermões incríveis para eles, mas não tem ideia de como fazer? Cansou de ficar procurando sermões para jovens na internet? Se este é o seu caso, nós recomendamos que você dê uma olhada em nosso novo e-book “Criando Temas para Cultos de Jovens” e descubra tudo o que precisa saber para iniciar uma transformação nos seus jovens através das suas pregações.


 



Entre em contato