Vida Cristã

10/07/2018 | Como... ?


Como desenvolver um hábito de leitura da Bíblia

Cinco passos simples para ajudá-lo a gastar mais e melhor tempo com Jesus todos os dias.

Quantas vezes seu pastor, pastor de jovens ou pais lhe disseram que você deveria ler sua Bíblia todos os dias?

Eu sei o que alguns de vocês podem estar pensando … ler a Bíblia é super chato, não tenho tempo, não entendo.

Entendi.

Mas aqui está a coisa. Quanto mais tempo você passar pessoalmente com Jesus, melhor você o conhecerá e mais clara sua voz se tornará em sua vida. Vale a pena!

  1. Faça um plano para o sucesso a longo prazo

Não comece tentando ler toda a Bíblia em um ano e passar uma hora por dia ao amanhecer com Jesus. Talvez você possa fazer isso por um tempo, mas você poderá mantê-lo a longo prazo? Provavelmente não. E então você vai desanimar e desistir.

Comece pequeno e faça um plano que funcione para você:

  • Decida em que momento do dia você pode tirar 10-15 minutos para ler sua bíblia e orar.
  • Escolha um horário em que você não esteja super cansado ou apressado
  • Escolha um lugar onde você não esteja distraído
  • Escolha uma tradução que seja mais fácil para você entender
  • Finalmente, saiba onde você vai começar a ler antes de chegar lá

Sugestão: Sugiro começar com os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) que falam sobre Jesus ou sobre um dos outros livros do Novo Testamento, como romanos ou filipenses. Se você é novo na Bíblia, encontre um plano devocional em algo como o aplicativo da Bíblia do YouVersion que irá ajudá-lo.

  1. Escolha a qualidade e consistência sobre a quantidade

Passar o tempo com Jesus sete dias por semana é incrível, mas pode ser difícil.

Se sete dias não for possível, escolha três ou quatro dias de sete e trabalhe para melhorar o ritmo.Acho que é melhor ter três dias em que você tenha tempo com Jesus que sejam de qualidade, em vez de se apressar para completar todos os sete dias. Deus não está te dando estrelas de ouro para atendimento perfeito, seu objetivo é que você esteja crescendo e aprendendo.

Sugestão: Gastar apenas alguns segundos para pedir a Deus que lhe ensine algo ao ler a palavra Dele pode fazer uma grande diferença na qualidade do tempo que você passa com Ele. Também prepara o seu coração e mente para estar atento.

  1. Não leia rápido, leia intencionalmente
  • Pegue uma caneta ou marca-texto enquanto lê e observe as palavras ou frases que se aplicam a você
  • Se algo se destacar, circule-o, sublinhe-o ou destaque-o
  • Se você não quer escrever na sua Bíblia, mantenha um caderno com você para fazer anotações em
  • Se você não entende alguma coisa, escreva isso também para que você possa perguntar aos seus pais ou pastor de jovens sobre isso
  • A chave aqui não é apenas dizer que você leu e pronto, mas realmente prestar atenção ao que você está lendo

Sugestão: encontre um amigo com quem você possa fazer o check-in, alguém que o ajudará a não só fazer o trabalho, mas também perguntar o que você aprendeu, pensou ou não entendeu sobre o que leu a cada semana.

  1. Faça perguntas específicas para se aprofundar

Eu digo aos meus alunos para fazerem duas perguntas sobre o que eles estão lendo / estudando em sua Bíblia. Essas perguntas podem se aplicar ao capítulo geral que você lê ou àquelas palavras / frases que se encaixam a você.

  1. O que Deus está dizendo aqui? Isso pode ser óbvio (por exemplo, “Ame seu próxiomp”) ou talvez seja necessário mais alguns minutos para explorar o contexto e aprofundar um pouco mais.
  2. O que devo fazer com isso? Muitas vezes lemos a Bíblia e até mesmo vemos e aprendemos algumas coisas novas e legais, mas nunca as aplicamos em nossas vidas. Reserve algum tempo para encontrar um passo prático que você possa tomar para colocar a Palavra de Deus em ação em sua vida.

Sugestão: se não conseguir responder a estas perguntas, obtenha ajuda. Converse com seu amigo de responsabilidade, pastor de jovens ou pais e dê uma olhada nisso. É fácil falar “bem, eu não entendo”, e apenas seguir em frente, mas isso gera tédio e apatia. Escolha se esforçar para obter algo da leitura de cada dia, mesmo que seja uma coisa muito pequena. Nada na Palavra de Deus é insignificante.

Dica bônus: Às vezes, uma coisa que podemos tirar da nossa leitura é um momento de autoavaliação. Aceote. Se você está lendo um capítulo ou verso e pensando: “oh, sim, eu faço isso, sou bom”. Faça uma pausa e pergunte a Jesus. Muitas vezes nós assumimos que nós e Jesus somos bons, mas nunca tomamos tempo para perguntar a ele. Talvez você seja bom nessa área, talvez você não seja tão bom quanto pensou, talvez seja hora de se alongar um pouco mais.

  1. Memorize as escrituras para levá-las consigo

O Salmo 119: 11 nos diz para esconder a Palavra de Deus em nosso coração. Quando fazemos isso, sempre temos isso conosco, mesmo quando não temos a Bíblia à mão. Podemos ter a Palavra de Deus ali mesmo em nossas mentes para nos ajudar a lutar contra as vozes negativas e encontrar a direção correta a seguir. Então escolha um verso por semana para memorizar.

Sugestão: Escreva o versículo e coloque-o onde você o verá com frequência, ou torne-o a tela de bloqueio do seu smartphone. Você ficaria surpreso em saber como será fácil memorizá-lo se estiver assistindo algumas dezenas de vezes por dia. Se você e seu amigo de responsabilidade fizerem isso juntos, será ainda melhor.

Um pensamento final

Ler a Palavra de Deus e passar tempo de qualidade com Jesus não virá sempre com arrepios. Às vezes pensamos que estamos fazendo algo errado porque não há muita emoção para acompanhar. Tornar-se um maduro seguidor de Jesus significa aprender a não julgar seu progresso ou sucesso por suas emoções. Esses momentos de arrepio são bons, mas não são tudo. Quando você se senta para passar tempo com Jesus, Ele está lá, Ele fala com você, você pode não sentir. Isso não significa que você não pode saber.

Agora, volte ao Passo 1 e comece a fazer um plano!


Escrito por Tabitha Caplinger. Originalmente publicado no fervr. 

 



Entre em contato