Vida Cristã

17/05/2017 | Pastores e Líderes de Jovens, Vida Cristã

Nenhum Comentário

Como gerar jovens transformados através da sua pregação

Todos nós queremos ver nossos jovens transformados, mas algo bem comum em ministérios de jovens é ver que semana após semana nossos jovens não estão sendo mudados. A pregação parece que não funciona. Temos a impressão que cada vez mais eles estão iguais. Estão simplesmente fazendo algum ritual. Ir à igreja, ouvir uma palavra, orar um pouquinho e voltar para casa. Como podemos mudar isso?

Para início, devemos saber que quem convence é o Espírito Santo. É Ele quem convence do pecado e da necessidade de mudarmos (João 16:7-11). Dito, há algumas coisas que podemos fazer para ajudar nossos jovens a serem transformados.

Como gerar jovens transformados através da sua pregação

1 – Por quê?

Faça essa pergunta quando estiver preparando o que pregar. É incrível que somente com essa pergunta, já podemos ter uma transformação em nossas mensagens e na forma como os jovens vão reagir. É necessário sempre respondermos essa pergunta em nossa pregação. Por que o jovem deve ouvir o que você vai falar? Por que isso é importante? Por que essa é a melhor maneira? Vamos dizer, por exemplo, que você vai fazer uma pregação sobre santidade.

“Por que é necessário buscarmos a santidade?”

“Por que não devo fazer sexo antes do casamento?”

Entendeu? Vamos dizer que você vai fazer uma outra pregação sobre os propósitos de Deus.

“Por que devemos abandonar nossos planos para buscarmos os propósitos de Deus?”

Toda vez que você prega seus jovens estão fazendo essa pergunta. Eles querem saber porque devem fazer o que você está propondo que eles façam.

Download E-books gratuitos para líderes de jovens

2 – Como?

Essa parte é muito importante. Do que adianta você falar, falar, mostrar dados, frases de outras pessoas, se você não explicar como eles podem aplicar o que você ensinou em suas vidas? É muito fácil falar que devemos atingir a santidade, mas como fazemos isso? Como viver os propósitos de Deus? Como abandonar o pecado? O “como” é a aplicação da sua pregação. É o momento onde você ensina como seus jovens podem aplicar a palavra de Deus em suas vidas. Se você não ensinar essa parte eles vão sair com conhecimento, mas sem saber o que fazer com ele.

3 – Leve-os para Jesus

Nós precisamos parar de pregar mensagens com foco em nós mesmos. Seja feliz, seja isso ou aquilo. Nós precisamos urgentemente pregar mais sobre a cruz. Afinal, esse é o motivo de estarmos vivos: Revelar Jesus. Nós fazemos isso direcionando nossas pregações para a vida, morte, ressurreição e retorno de Jesus. Quando fazemos isso, mostramos o quanto nós somos pecadores e o quanto precisamos de um Salvador, que já foi enviado por Deus para perdoar nossos pecados e nos dar vida eterna. A boa pregação conduz as pessoas até Jesus.

E para você? O que mais podemos fazer para gerar uma transformação na vida dos jovens? Comente aí.


LEIA TAMBÉM:
A tarefa mais importante de qualquer líder de jovens

4 coisas que os jovens querem na igreja
O maior motivo pelo qual o seu ministério não cresce
Como o Desafio FNF pode trazer dezenas de novos jovens para o seu ministério


  • Elisa

    Estimularmos os nossos discípulos à estarem buscando a Deus, como já li em outro artigo, deste mesmo site, os jovens hoje procuram um “porquê” para o que fazem, ou farão. Então podemos elaborar algumas gincanas construtivas para o crescimento espiritual de cada um como, “qual o versículo” ou “você conhece quem foi o personagem bíblico” e assim vai! Muito obrigada pelos ensinamentos, Glória a Deus pelo site”


Entre em contato