Vida Cristã

10/08/2017 | Pastores e Líderes de Jovens, Vida Cristã

Nenhum Comentário

Como melhorar sua criatividade para criar temas para cultos

Você quer aumentar sua criatividade na hora de planejar e criar um tema para culto? Você gasta um enorme tempo procurando na internet sobre o que pregar e como pregar? Quer que seus jovens se lembrem dos seus sermões e que decidam viver para Cristo? Todos nós queremos isso, não é mesmo?! Creio que não há líder de jovens que pense: “Hoje, eu vou pregar horrorosamente e de maneira desastrosa”.

Se essa é a sua situação e você quer ser mais criativo na hora de pensar sobre o que pregar, então dê uma olhada nas três formas de aumentar sua criatividade para se preparar para o seu culto de jovens.

 

1 – Olhe ao seu redor

Eu falo sério. Dê uma olhada ao seu redor e você verá alguma situação, frase, momento ou nome que pode ser usado por você para criar temas para cultos de jovens. Para você ter uma ideia, estou olhando meu Netflix agora e uma série me chamou atenção – Black List (A Lista Negra). Sabe o que eu pensei? “Olha, seria legal uma série chamada ‘A Lista Negra’. Eu poderia fazer uma lista com alguns pecados que os jovens precisam matar em suas vidas”. De séries até filmes, passando por frases, slogans e publicidade. Tudo pode ser usado, basta você dar uma olhada ao seu redor.

2 – Olhe as Escrituras de uma maneira diferente

Sabe qual é o grande problema nosso quando olhamos para as Escrituras? Nós procuramos por soluções fáceis e de rápido entendimento. A Bíblia não é um fast-food, algo que você lê rapidamente e pega uma porção de energia. Ao invés disso, a Bíblia foi feita para ser apreciada, estudada. Nós muitas vezes vamos para a Bíblia procurando por temas prontos. Queremos achar algo como: “Desenvolvendo maturidade em Cristo” e não vamos achar assim. Precisamos apreciar a Bíblia, lê-la sem se preocupar com temas, mas sim com nosso relacionamento com Cristo Jesus. Ao fazermos isso, passaremos a ver as Escrituras de maneira diferente. Nós não vamos simplesmente ver a fuga de Davi, mas enxergaremos como nós devemos nos portar em meio às perseguições. Nós não veremos simplesmente Jesus andando sobre as águas, mas enxergaremos como nós podemos fazer aquilo que parece impossível quando focamos somente em Jesus.

3 – Olhe para as dores, as suas e as dos seus jovens

Quais eram as suas dificuldades quando você era mais novo na fé? O que você tinha medo? Quais eram as suas dúvidas? Como você superou momentos de luta e dor? Como você cresceu na fé? O que aconteceu para que você entendesse a graça e misericórdia de Deus? Viu só? Tudo isso pode ser usado para criar temas e pregações interessantes. É muito provável que todas essas suas dúvidas estejam martelando na cabeça dos seus jovens hoje, então por que não usá-las? Por que não ir atrás e buscar na Bíblia soluções para esses problemas? Outra maneira de você aumentar sua criatividade é analisar e conversar com seus jovens. Ver quais são os problemas e dúvidas que eles têm e como a Palavra de Deus pode trazer alívio e respostas para eles.

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado e impulsionado a sua criatividade para criar temas e sermões excelentes para os seus jovens. Você tem mais alguma outra dica? Se tiver, deixe aí nos comentários. Não esqueça de curtir a nossa página para líderes de jovens e ficar ligado em TUDO para o seu ministério.

E se você quer um manual completo para criar temas para cultos de jovens, eu RECOMENDO FORTEMENTE que você dê uma olhada em nosso e-book CRIANDO TEMAS PARA CULTOS DE JOVENS. Está incrível e completo!



Entre em contato