Vida Cristã

31/03/2017 | Pastores e Líderes de Jovens, Vida Cristã

Nenhum Comentário

Como o Desafio FNF pode trazer dezenas de novos jovens para o seu ministério

Um dos maiores questionamentos que os líderes de jovens fazem é: “Como animar meus jovens para o evangelismo?”.

Bem, eu fiz essa mesma pergunta. E quando eu descobri o Desafio FNF (FOF Challenge, no original americano), eu fiquei totalmente surpreso. Será mesmo que meus jovens podem fazer um evangelismo massivo dessa maneira tão fácil assim?

Mas antes de te apresentar o Desafio FNF, eu tenho que te falar o que me levou até ele e o que eu fiz que tornou ele tão popular e certeiro aqui em meu ministério.

Primeiramente eu estava me preocupando quais eram os maiores motivos que meus jovens não evangelizavam. Cheguei a conclusão que eram três grandes motivos.

1 – Alguns podem ter vergonha de Jesus.

2 – Alguns ainda não sabem o poder que o evangelho tem.

3 – A maioria não tem ideia de como fazer isso.

Juntando essas três informações, eu criei uma série chamada “Mova-se” (mais informações AQUI). A série tratava justamente sobre esses três pontos.

Na primeira semana meus jovens puderam saber se eles tinham ou não vergonha de Jesus. Afinal de contas, é impossível você fazer evangelismo se tem vergonha de Jesus. Depois de ultrapassarem essa barreira, eles descobriram na segunda semana o poder que o evangelho tem e como Jesus pode mudar vida através de nós. Finalmente, na terceira semana eles aprenderam maneiras diferentes de fazerem o evangelismo e aí que entra o Desafio FNF.


DESAFIO FNF

O Desafio FNF significa Fé no Facebook. Nesse desafio você irá emprestar seu status no facebook onde irá escrever o seguinte: “Eu estou participando do Desafio FNF. Me pergunte o que é isso 🙂”.

Quando seus amigos responderem pedindo o que é o Desafio FNF, você irá responder o seguinte: “Mandei uma mensagem inbox explicando para você”. Não vale responder na publicação. Responda por mensagem privada porque irá aguçar a curiosidade de outras pessoas. Na mensagem escreva o seguinte: “Oi Fulano, o Desafio FNF significa Fé no Facebook. Eu fui desafio para saber o que meus amigos do Facebook pensam sobre Jesus. Então, o que você pensa sobre Jesus?”. Seu amigo irá responder o que ele pensa sobre Jesus. Independente da resposta, diga o seguinte: “Que interessante. Para mim, Jesus é aquele que veio para morrer pelos nossos pecados. Todos nós pecamos todos os dias e estamos separados de Deus (Romanos 3:23). Mas Jesus levou nossos pecados na cruz para que vivêssemos uma vida correta e nos tornássemos parte da família de Deus. É por isso que eu acredito e aceito Jesus e é por isso que eu vou na igreja, para fazer parte do corpo de Cristo e descobrir mais sobre Deus e Jesus. E aí, quer ir comigo no próximo culto de jovens?”.

Se o seu amigo for jovem, convide-o para ir ao próximo culto de jovens. Se for uma pessoa mais velha, convide-a para ir ao culto de domingo. E se for de outra cidade, diga somente para ela ir à igreja. Não se esqueça de combinar com a pessoa para você passar na casa dela para ir ao culto ou de esperar na porta da igreja.


Entendeu como funciona? É simples, não é?! Bom, agora imagine que você tenha dez jovens e os dez aceitaram fazer o desafio. Vamos imaginar ainda que em média seus jovens irão conseguir atingir cinco jovens com o evangelho e fazer o convite. CINQUENTA JOVENS irão ler sobre o evangelho e irão receber um convite para ir em um culto de jovens. Uma pesquisa americana perguntou para as pessoas que não tem igreja se elas iriam em um culto se fossem convidadas. 9 em 10 pessoas responderam que sim, elas iriam em um culto se fossem convidadas. Vamos imaginar também que desses cinquenta jovens, 20% aceitem e vão no próximo culto de jovens. Isso significa que no próximo culto de jovens você terá 20 novos jovens. UAU, que incrível, não é?

Se você gostou dessa ideia, copie o significado do Desafio FNF e a forma de fazê-lo, imprima várias folhas e distribua para os seus jovens. Lembre-se de prepará-los para o evangelismo, o que aqui nós fizemos com a série “Mova-se” e de ter também uma mensagem preparada para quando os novos jovens chegarem, o que aqui nós fizemos com a série “Em um relacionamento complicado com Jesus”. Que Deus abençoe você e capacite seus jovens para o ide de Cristo.

Obs: Eu preparei também uma imagem  para que você e seus jovens usem para chamar mais atenção no Desafio FNF.

Ficou na dúvida? Mande um e-mail para luan@guiaparaojovemcristao.com que eu te respondo.


  • Lorena Barreto

    Aleluia, eu creio que Deus irá me levantar. Agradeço a Deus pela palavra de conforto e sabedoria que ELE deu à esses vasos do blog.

  • Joel Junior

    Preciso de ajuda ,tenho entorno de 20 jovens na minha igreja e não consigo marcar uma reunião direito com ele ,vem 1 ou nem isso ,sempre chamo eles falam q vão mais não aparecem e frustante !

    • Bel Lima

      Bom dia. Paz do Senhor. Lidar com adolescentes e jovens não é fácil, mas o resultado recompensa. Minha experiência é pequena, mais como professora de jovens mesmo, mas creio que você poderia tentar “chegar mais junto”, fazer conversas informais, propondo que eles falem sobre temas do dia a dia, evangelizar colegas na escola, medo do inferno, pescar em sala, masturbação, festa gospel, enfim, muita oração para o Espírito Santo conduzir e ser tudo feito para a glória de Deus. Pensar estratégias como peça de teatro, música pode ser bom também. Converse com os líderes do local que você frequenta, tente se aliar a um jovem de testemunho e que seja bem relacionado com outros jovens. Que Jesus conduza todas as coisas. Abraços!

  • abençoada do véu

    nossa muito importante esse blog com essas palavras eu sou recém convertida tenho só seis meses do evangélio mais ja estou começando a pregar na minha igreja eu sou de obra de restauraçao e deus tinha mi dado essa palavra de sadaque, mesaque e abedenego ai eu li todinha na biblia i vim preucurar ajuda na net e achei essas palavras maravilhosas pra pregar elas me ajudou muito 🙂 que deus possa continuar de dando esses daos de palavras amem.

  • Parabéns pelo blog! Tem sido realmente uma ferramenta de Deus para me auxiliar. Ótima dica.

    • Guia Jovem Cristão

      Valeu Tiago. Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre =)


Entre em contato