Vida Cristã

08/05/2018 | Líderes de jovens, Ministério de Jovens


Como organizar seu ministério de jovens

Muitos líderes de jovens têm uma grande dificuldade: Como organizar seu ministério de jovens. Em outras palavras, como estruturar um ministério de jovens de uma maneira satisfatória. Aqui neste artigo eu quero te dar algumas dica sobre como você pode organizar seu ministério de jovens.

Como organizar seu ministério de jovens

1 – QUEM IRÁ PREGAR?

A primeira coisa que você deve fazer é saber quem irá pregar. Se você quer realmente organizar seu ministério de jovens, então essa parte vai ser a principal. Será você? Será seu pastor? Será um pastor auxiliar da igreja? Uma vez definido isso você pode começar a pensar sobre quais assuntos serão abordados. Irão trabalhar um livro bíblico, um tema específico ou algo do tipo? A definição do pregador é importante porque o trabalho de pregação da palavra é extremamente importante para o desenvolvimento espiritual dos seus jovens e para evitar que o seu ministério torne-se um “clube”, onde os jovens vão para passar o tempo.

LEIA TAMBÉM: O efeito de uma boa pregação para o seu ministério de jovens

2 – QUEM FARÁ O LOUVOR?

A segunda área para você organizar seu ministério de jovens é o louvor. É muito comum ver ministério de jovens definhando porque não têm uma equipe de louvor definida. As vezes é um rapaz, as vezes é uma moça, as vezes tem violão, as vezes não, uma vez tem um baterista e assim por diante. Converse com seu pastor para que ele e você possam mobilizar a igreja para criarem uma equipe de louvor. Uma vez criada, essa equipe deve ser responsável para ensaiar e tocar em todos os cultos de jovens. Procure direcionar a equipe para que eles toquem louvores cristocêntricos. O louvor é extremamente importante no culto para ser usado somente com canções do tipo: “Por isso eu pulo, pulo, pulo, pulo, pulo na presença de Deus”.

LEIA TAMBÉM: Ministério de jovens em cidades pequenas – Um guia prático

3 – QUEM IRÁ VOLUNTARIAR NO MINISTÉRIO?

A terceira parte para você organizar seu ministério de jovens é definir quem irá ajudá-lo nas tarefas gerais sobre o ministério de jovens. É impossível você fazer tudo sozinho. Novamente, converse com seu pastor e procure por pessoas (casais, jovens mais velhos, pais) que possam ajudar no trabalho de organização do ministério. Essas pessoas irão receber os jovens, interceder, conversar com os jovens que estão mais tímidos e ser um exemplo de fé para que os jovens possam observar.

4 – QUAL A FREQUÊNCIA QUE VOCÊS IRÃO SE ENCONTRAR?

Um bom trabalho precisa de continuidade. Pense no seguinte: Se você quer ficar mais musculoso ou mais fitness, o que você deve fazer? Ir para uma academia. Agora, imagine que você vai para a academia uma ou duas vezes por mês. Você obteria um bom resultado? Logicamente que não. Por isso, a quarte coisa que você fará para organizar seu ministério de jovens é definir quantas vezes vocês irão se encontrar. Quanto mais vezes, melhor. É importante que o jovem saiba com toda a certeza quantas vezes haverá culto de jovens, bem como quando. Imagine se você não soubesse se nesse domingo haveria culto ou não em sua igreja? Da mesma maneira que é bem difícil você ficar fitness indo somente uma vez na academia, é bem difícil que seu ministério cresça de maneira saudável se encontrando somente uma vez.

LEIA TAMBÉM: Como transformar seu ministério dos sonhos em uma realidade

5 – QUAL SERÁ O PROPÓSITO DO SEU MINISTÉRIO?

A última coisa para você organizar seu ministério de jovens é definir o propósito dele. Em outras palavras, se você quer estruturar o seu ministério, então você deve saber para que ele existe. O propósito definirá tudo o que você irá fazer: Ações, eventos, retiros, mensagens e tudo mais. Imagine que o seu propósito seja o seguinte: Capacitar jovens para entenderem o evangelho e assim serem luz no mundo. Agora, tudo o que você for fazer girará em torno disso. Pense numa empresa que em uma semana decide que vai ser uma transportadora e no próximo mês decide que vai vender frutas e no outro mês decide que vai lavar carros e caminhões. Onde não há propósito, não há definição de futuro.

 

 

 



Entre em contato