Vida Cristã

13/07/2016 | Pastores e Líderes de Jovens, Vida Cristã

Nenhum Comentário

Como transformar seu ministério dos sonhos em uma realidade

Pense rápido: Como seria o seu ministério dos sonhos? O que ele teria? Como seria? Como os jovens seriam? Como você seria? Todos nós temos sonhos e projetos de como gostaríamos que o nosso ministério de jovens fosse.

Isso é ótimo. Com isso estamos sempre nos motivando para ir atrás daquilo que consideramos como ideal para o nosso ministério. Normalmente nós esperamos que “aquele retiro” ou “aquele seminário” transforme nosso ministério em um tremendo sucesso.

O que eu quero com esse artigo é dar quatro passos para que você possa começar a transformar o seu ministério dos sonhos em uma realidade.

A $lodier's Dream HD Desktop Background

Se organize

A primeira coisa que você deve fazer para fazer do seu ministério dos sonhos uma realidade é se organizar. Pense bem antes de cada evento e de cada pregação que você irá fazer se isso irá coincidir com o propósito do seu ministério. Muitos líderes querem um ministério melhor, mas não se organizam para isso. Fazem cultos por fazer, atividades que são legais, acampamentos sem propósitos, filmes sem direção, e não possuem uma “missão” para o ministério de jovens, ou seja, um propósito.

Se você tem um ministério de jovens, mas não tem um propósito, você está errado aí. Se você tem um propósito, então organize-se para que tudo o que você fizer se encaixe nesse propósito.

Construa pontes

Eu vi isso em um artigo americano e achei fantástico. Pegue um pedaço de papel. No lado esquerdo dele escreva como é o seu ministério atualmente e no lado direito escreva como seria o seu ministério dos sonhos. Agora entre as coisas que você escreveu construa uma “ponte” com ações, medidas e eventos que você pode fazer para deixar o seu ministério mais parecido com aquilo que você tem em mente.

Você pode fazer isso sozinho, com ajuda dos seus voluntários e líderes e com o seu pastor.

Faça diferente

Quando estamos no ministério nós somos acostumados a fazer algumas coisas do mesmo jeito. Pense em como você pode fazer as coisas de maneira diferente. Veja quais atividades, pregações, temas, dinâmicas, acampamentos que você está fazendo, mas não estão dando o resultado que você gostaria e mude isso, faça algo novo ou diferente. Vamos supor que o grupo de louvor toca músicas agitadas, mas seus jovens têm vergonha de pular e dançar. Por que insistir nessa ideia se ela não está colaborando com seus propósitos nem está dando resultado?

BANNER guia 2

Ore e semeie

A parte final é talvez a principal. Oração e semeadura. Ore e apresente o seu ministério para Deus. Coloque aquilo que você planejou e aquilo que pensa que pode ser o melhor caminho para alcançar os seus propósitos e espere pela resposta de Deus. Lembre-se que essa resposta pode ser diferente da sua posição inicial, mas sempre será melhor. Enquanto isso, semeie. Semeie a palavra de Deus para os seus jovens, semeie o amor e o cuidado e semeie santidade tanto da sua parte quanto dos seus jovens. Quando você menos esperar, você vai colher tudo aquilo que plantou.

Ele prosseguiu dizendo: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, quer ele durma quer se levante, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita”.

Marcos 4:26-29

BANNER6


  • Jeanderson Leite

    muito boa a dica eu encontrava muito desafio mas aos poucos estou ganhando espaço nessa liderança ,


Entre em contato