Vida Cristã

11/10/2018 | Como... ?, Estudos para jovens


Como voltar para os caminhos de Deus

Estudo para jovens cristãos: Há momentos na caminhada cristã que parecem extremamente difíceis. Talvez seja pelo nosso pecado, talvez seja pelo pecados dos outros, mas em algum momento percebemos que estamos longe dos caminhos de Deus. Até queremos voltar, mas não temos nem ideia de como fazer isso. Ao mesmo tempo em que sabemos o certo, o mundo se torna muito atrativo e logo nossas ações são inibidas. As pessoas com quem andamos e estamos em comunhão também não ajudam. O que fazer nesses casos? Como voltar para os caminhos de Deus? Vamos dar uma olhada em Davi e descobrir o que ele fez. Há lições preciosas aqui.

Leia 1 Samuel 30

Uma breve introdução

Bom, para te situar um pouco na história, eis o que aconteceu até este capítulo. Davi estava sendo perseguido pelo rei Saul, que estava louco para matá-lo. Como se não bastasse um rei querendo a sua cabeça e você ter que viver correndo e escondido, Davi não estava sozinho. Ele estava tendo que correr e se esconder com centenas de soldados e suas famílias. A própria família de Davi também estava nessa. Foi aí que ele teve a “brilhante” ideia de se esconder de Saul nas terras dos inimigos dele e de Israel.

Davi, contudo, pensou: “Algum dia serei morto por Saul. É melhor fugir para a terra dos filisteus. Então Saul desistirá de procurar-me por todo o Israel, e escaparei dele”. Assim, Davi e os seiscentos homens que estavam com ele foram até Aquis, filho de Maoque, rei de Gate.

1 Samuel 27:1,2

Aí o interessante aconteceu. A situação de Davi melhorou. Ele e seus homens ganharam uma cidade para si, puderam parar de se esconder, prosperaram e Saul sossegou. Tal qual um cristão quando vai para o pecado e logo no início desfruta de muitos prazeres e paz interior, assim foi com Davi. Importante que você note que não há menção de Deus nessa parte. Esse não era o plano de Deus e Davi não O consultou. Na verdade, durante todo este capítulo nem o nome de Deus é mencionado. Mas…..nós chegamos ao grande problema.

O problema

Ocorre que depois de um tempo os filisteus decidiram atacar justamente quem? Isso, os israelitas. Davi, que estava lutando pelo rei dos filisteus, também teria que lutar. Ele que tinha sido ungido para ser o futuro rei de Israel, teria que lutar contra os israelitas. Para a sorte dele a graça de Deus o alcançou e alguns conselheiros do rei dos filisteus, Aquis, acharam que era uma má ideia. “Ufaaa!”, deve ter pensado Davi. Ele e seus homens voltaram para a cidade que eles estavam morando, Ziclague, porém….

Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade. Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho. Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros.

1 Samuel 30:1-3

Agora, imagine a situação. Davi, que nem deveria estar em território filisteu, sem o consentimento de Deus tomou uma decisão. Ele levou seus homens direto para a área do inimigo e agora a cidade estava destruída e as famílias dele e dos soldados tinham sumido (Eles não sabiam que as pessoas foram levadas como escravos, então você pode imaginar o medo e pavor que tomou conta daquele lugar). Davi, após tomar uma atitude que não era da vontade de Deus, estava encarando as consequências do seu pecado. Mais do que isso – Outras pessoas também estavam sofrendo. E a situação piora um pouco.

Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças. As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã de Jezreel, e Abigail de Carmelo, a que fora mulher de Nabal. Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.

1 Samuel 30:4-6

Após se lamentarem, os homens voltaram-se contra Davi. Aqueles mesmos homens que estavam lutando por ele e o seguindo agora começavam a tramar para apedrejá-lo. Foi nesse momento que Davi decidiu buscar a Deus. E aí estão importantes lições para todos aqueles que desejam voltar aos caminhos de Deus. Vamos olhar.

Davi fortaleceu-se no Senhor

Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus (1 Samuel 30:6). A ação de Davi foi afirmativa. Ele não tinha dúvidas. O caminho de volta para Deus é sempre intencional. O ato de fortalecer-se não é algo feito com dúvidas na cabeça ou medo. É ter a certeza de que só Deus pode nos dar aquilo que realmente precisamos – no caso a força. Davi fez isso. Ele soube no momento que se ele continuasse no lugar e do jeito que estava a sua situação não iria mudar. Se você pecou ou se afastou dos caminhos de Deus, o seu primeiro passo deve ser esse: Fortalecer-se no Senhor. Buscá-lo para que Ele lhe dê forças. Vale notar também o relacionamento que Davi tinha com Deus. A passagem enfatiza isso. Davi buscou o “seu” Deus. Quando pecamos nos afastamos de Deus, mas Ele ainda continua sendo o nosso Deus.

Davi ficou disposto a fazer a vontade de Deus, mesmo que Ele não tivesse garantia de “sucesso” –

Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los?

1 Samuel 30:8

É isso que separa muitos cristãos. Eles querem buscar a Deus, mas querem que a vontade deles seja feita. Davi não. Neste momento Davi não tinha certeza nenhuma sobre as famílias e também não tinha certeza sobre qual seria a resposta de Deus. Deus poderia simplesmente mandar Davi ficar onde estava e ele perderia a chance de recuperar sua família e se vingar. Mas, Davi buscou a vontade de Deus. E isso mostra submissão. Ele não queria mais fazer as coisas do seu jeito, mas sim da maneira de Deus. Crentes que pecam e se afastam de Deus precisam entender isso também. É a vontade de Deus que deve prevalecer, não a sua. Busque-o reconhecendo e pedindo direção. Busque-o para que a vontade dEle seja feita. Você talvez tenha que abrir mão de alguma coisa. Um amigo, um grupo social, um estilo de vida ou algo que você tenha se apegado muito, mas a vontade de Deus deve ser soberana em sua vida. Ele sabe o que é melhor para você. Não busque Deus tentando limitar o seu agir. Davi não fez isso.

Davi se arrependeu

Steven J. Cole diz o seguinte: “Davi não procurou a direção de Deus em sua decisão de ir a Aquis, rei de Gate. De fato, esse movimento violou as proibições explícitas de Deus para que Seu povo não formasse alianças com os pagãos da terra. Mas agora Davi é muito cuidadoso em buscar a direção de Deus e obedecê-la”. Percebeu a mudança de comportamento? Antes, Davi tomou ações de acordo com o seu coração. Agora, ele estava consultando a Deus. Isso se chama arrependimento. Se você quer voltar aos caminhos de Deus, lembre-se disso: É necessário um arrependimento diário para se andar com Deus. Nós somos pecadores, somos salvos somente mediante a fé em Jesus Cristo e sua obra no calvário, mas ao confiarmos em Cristo isso não nos torna isentos de pecados. Ao seguirmos Jesus começamos uma caminhada diária de arrependimento e comunhão com Cristo. Se você falhou ou pecou, reconheça seus erros e mude seu caminho. Foi isso que Davi fez ao consultar a Deus. De nada adianta você falar “Senhor, reconheço que não devia ter feito tais coisas” e no dia seguinte voltar a fazê-las.

Davi confiou em tudo

Deus falou para Davi que ele recuperaria tudo. E Davi confiou em Deus. Ele não duvidou nem questionou, mas prosseguiu firme para aquilo que ele sabia que Deus iria fazer. Para voltarmos aos caminhos de Deus devemos confiar nEle. Confiar que Ele sabe o que é melhor para as nossas vidas (Filipenses 4:19), confiar que Ele estará conosco (Hebreus 13:5), que a obra de Cristo na cruz é o suficiente para a nossa salvação (Efésios 2:8-9), confiar que nEle encontraremos satisfação e prazer verdadeiros (João 4:13-14), confiar que seus planos são melhores que os nossos (Jeremias 29:11) e confiar que o que Deus começou em nossa vida Ele irá terminar (Filipenses 1:6).

Pense nisso, medite nesses versículos e volte para os caminhos de Deus. Seja como Davi.



Entre em contato