Vida Cristã

15/11/2018 | Líderes de jovens


Derrotando o seu medo de falar em público

Um dos maiores problemas para quem está liderando um ministério de jovens é falar em público. Pode parecer estranho, mas muitos líderes têm pavor de falar para muitas pessoas. Se colocar um microfone então, aí é que o medo aumenta. Mas, o que fazer para acabar com esse medo? É fato que algo precisa ser feito, visto que a pregação da Palavra é uma das principais tarefas de um líder de jovens.

Para te ajudar e encarar esse medo de frente e eliminá-lo, aqui vão algumas dicas.

Treine

A primeira pode parecer básico, mas sem dúvida é a essencial. Treine. Faça marcações sobre o que você vai falar, que histórias irá contar e como irá terminar a pregação (Essa parte é super importante, pois caso você não saiba como terminar irá se enrolar por muito tempo). Se possível, pregue para uma pessoa próxima e peça que ela avalie você. Veja se você tem alguma marca na sua fala (“haam”, “humm”, “tipo assim”, “né?!”). O treino irá preparar você para a hora que tiver que pregar de verdade.

SE VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE O QUE PREGAR PARA OS JOVENS, DÊ UMA OLHADA AQUI. 

Ore

Nós devemos lembrar que o que estamos prestes a fazer é de suma importância para Deus. Quando nós pregamos estamos comunicando a Palavra de Deus. Parece algo simples e básico, mas é impressionante o quão orgulhosos e independentes nós somos. Até mesmo nas tarefas que são da vontade de Deus nós temos a tendência de não colocá-lo no meio. Por isso, ore para que Deus te use, para que Sua vontade seja feita através de você e para que você seja um instrumento para levar a Sua glória, independente dos seus defeitos e das suas limitações.

LEIA TAMBÉM: O que você precisa fazer antes de pregar para jovens
Por que os jovens estão deixando a igreja, e o que fazer para evitar isso?

Relaxe

Você já tentou fazer alguma coisa quando estava nervoso ou com pressa? O que aconteceu? Provavelmente você não se saiu muito bem. Eu cansei de ficar nervoso para apresentar trabalhos na escola e na faculdade, apresentá-los de maneira meia boca e depois me arrepender. Depois da apresentação eu sabia tudo da apresentação e falava com uma autoridade ímpar. O mesmo acontece com a pregação. Para evitar esse sentimento de “Putz, podia ter falado aquilo desse jeito”, você vai ter que relaxar. Normalmente quando ficamos nervosos queremos acabar logo com o motivo do nervosismo. Não faça isso. Quando estiver pregando, relaxe, fale pausadamente, olhe para todas as pessoas e tente lembrar que você tem domínio sobre o assunto.

Foque no principal: evangelho

Pense sobre sua série ou filme favorito. Qual é o foco principal? Pense no Homem-Aranha. É sobre um cara comum que ganha super poderes e que agora tenta salvar sua cidade. Este é o ponto principal. Quando você for pregar, não se esqueça do ponto principal. Qual é o ponto principal da pregação? O evangelho. Lembre-se que você está pregando o evangelho, que irá converter novas pessoas e fazer com que os já convertidos possam amar cada vez mais a Deus. Faça como Paulo:

Meus irmãos, quando fui anunciar a vocês a verdade secreta de Deus, não usei muitas palavras nem grande sabedoria. Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz.

1Coríntios 2:1-2

E aí? Qual outra dica você daria? Qual é a sua maior dificuldade. Deixe nos comentários abaixo.



Entre em contato