Vida Cristã

15/09/2014 | Artigos, Vida Cristã, Vídeos


Devo ir à igreja se os meus pais não querem?

Uma questão importante para os adolescentes em famílias não-cristãs.

Estar em desacordo com seus pais sobre qualquer coisa é algo difícil. Cria-se uma tensão em casa e afeta quase todas as áreas de sua vida. Mas discordando deles sobre a sua fé leva essa tensão a um nível totalmente diferente. Quando a escolha é entre honrar a Deus e honrar seus pais, como você pode tomar essa decisão? Por onde você pode começar?

Há algumas ideias para considerar se você se encontra nesta situação. Vamos começar por ver o que a Bíblia tem a dizer sobre obedecer aos pais.

Deus leva a obediência a sério

Em 1 João 5: 3, a Bíblia diz que amar a Deus é a mesma coisa que obedecer a Deus. Colossenses 3:20 nos diz que quando as crianças obedecem aos pais, isto faz Deus feliz. Há ainda mais. O apóstolo Paulo disse a Timóteo que ele deveria evitar as pessoas que desobedecem regularmente aos pais. Ele as coloca na mesma lista que as pessoas que são profanas, brutais e sem amor (2 Timóteo 3: 1-5). Essa é uma lista pesada de coisas ruins, e desobedecer aos pais regularmente se encontra no mesmo nível.

Por outro lado, depois que Jesus foi crucificado e voltou para o céu, os líderes judeus e romanos tentaram constantemente forçar os apóstolos a parar de pregar sobre ele. Eles bateram neles, prenderam e mataram muitos deles. “Devemos obedecer a Deus ao invés de homens”. Se eles não pregassem sobre Jesus, eles sabiam que estariam pecando contra Deus.

Não ir a igreja é um pecado?

Então, se a Bíblia diz que devemos obedecer a nossos pais, mas também diz que devemos obedecer a Deus em primeiro lugar, isso significa que não ir a igreja é um pecado? Confira Hebreus 10: 24-25

E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

 

Hebreus 10:24-25

O que este versículo diz é “desistir” da igreja. Desistindo da igreja significa você deixar que prioridades menos importantes fiquem no caminho, tais como esportes, empregos ou dormir, ou que você decida que ir a igreja não é necessário, por qualquer motivo que seja.

Então, se você quer ir para a igreja, mas seus pais dizem não, não é um pecado honrá-los nisso.

familyfight

Sendo uma excelente testemunha em casa

Há uma grande pergunta para tudo isso também. Por que seus pais não querem que você vá a igreja? A história de cada pessoa é diferente, mas se eles não vão deixar você ir, significa que eles provavelmente tenham alguns problemas com Deus, o cristianismo, ou as igrejas em geral. Seja qual for o motivo, você pode ter certeza que eles não vão se sentir melhor sobre isso se você desobedecê-los e for para a igreja mesmo assim. Ao invés disso, mostre-lhes como um seguidor de Jesus realmente é. Obedeça eles como um louco! Deixe-os ver como Deus está mudando você para melhor.  Eles podem eventualmente lhe contar suas razões, mas não os force para isso. O importante é fazer a sua vida ser um exemplo de Jesus para seus pais. Desobediência e discussões não contam como um bom testemunho.

LEIA TAMBÉM: VIVENDO EM UMA FAMÍLIA NÃO CRISTÃ

                            7 MANEIRAS DE REAGIR AOS BULLIES

Igreja para aqueles que não podem chegar lá

Então, o que fazer quando o domingo chegar? Tenha a igreja em sua casa! Não, não vai ser a mesma coisa, mas você precisa fazer algo para proteger-se do que Hebreus 10:25 fala. Não desista da igreja. Crie o hábito de uma reunião prolongada, semanal com Deus para complementar seu tempo diário com Ele. Aqui estão algumas ideias do que você pode fazer para melhorar o seu tempo de “igreja em casa”:

  1. Ore: Peça a Deus para amolecer os corações de seus pais em relação a igreja e para que a sua fé continue crescendo mesmo sem, provisoriamente, ir até a igreja. Além disso, peça a Ele para preparar o seu coração para adorá-lo e para que você entenda o que lê na Bíblia.
  2. Adoração: Junte cinco ou seis canções e medite em silêncio sobre a letra ou cante junto.
  3. Aprenda: Muitas igrejas postam seus sermões cada semana em seus próprios sites ou no YouTube. Algumas igrejas até mesmo transmitem seus cultos ao vivo.

Além de ter igreja em casa, fique atento para os alunos e professores de sua escola ou trabalho que são cristãos. Se você puder, encontre alguns amigos cristãos que podem apoiá-lo ou um professor cristão que pode orientá-lo nesse momento em sua vida. Você também pode procurar clubes de estudantes para ver se existem quaisquer grupos religiosos na sua escola.

Lembre-se, você não vai viver para sempre com seus pais. Um dia você vai ser um adulto e tomar essas decisões sozinho. Quando esse dia chegar, ir ou não a igreja será uma decisão totalmente sua. Nesse meio tempo, não destrua agora pontes que Deus pode querer usar mais tarde para trazer seus pais para um relacionamento correto com Ele.

Seja o melhor Jesus para eles que você pode ser, e confie em Deus para os resultados.


———————————————————————————————————————————————–

Visto originalmente no site fervr.net 
Traduzido com autorização.


Entre em contato