Vida Cristã

15/09/2016 | Pastores e Líderes de Jovens, Vida Cristã

Nenhum Comentário

A força de um jovem líder

Nessa caminhada como líder de jovens, vou percebendo que cada um dos jovens tem a sua essência, seu jeito, sua personalidade, sua mania e etc. Mas de uma forma única, o coração de todos eles devem arder em um único propósito de viverem para o avanço do Reino de Deus. Ser líder é assumir a responsabilidade de conduzir à todos em adoração para que estejam cada dia mais apaixonados por Cristo e preparados para serem futuros líderes.
Citarei nesse pequeno artigo 3 simples passos para que você seja um bom líder:

a-forcade-um-jovemlider

1 – Seja um líder dinâmico
– Se você permitir que os seus jovens caiam em uma mesmice, eles automaticamente vão desanimar, achar chato, começarão a criticar e vão procurar no mundo o que não conseguem encontrar na igreja (não estou dizendo que você irá trazer a cultura do mundo para dentro da igreja, mas precisamos acompanhar o desenvolvimento do mundo e procurarmos mudar de acordo com a evolução). Se você tiver uma personalidade dinâmica, se prepare para decolar com seu ministério.
O que significa ser dinâmico no dicionário? Isso é um adjetivo; que se refere a força, ao movimento; próprio das forças produzidas pelo corpo. Que se altera de modo contínuo, que tende a evoluir, em que há movimento e mudança, que se adapta com facilidade: personalidade dinâmica.
Inove sempre que for necessário. Seja sensível as mudanças.

CURTA NOSSA PÁGINA E RECEBA CONTEÚDO PARA LÍDERES

2 – Seja flexível
Trabalhar com jovens, como eu expliquei, é lidar com vários pensamentos totalmente diferentes uns dos outros. A flexibilidade é uma ferramenta indispensável no seu jeito de liderar, porque é essa ferramenta que levará com que todos os seu jovens sitam-se compreendidos. Quando se trata de jovens precisa haver esse meio termo. Flexibilidade significa mostrar os dois lados de uma situação. A minha líder, missionária Rafaela Holanda, me ensina que com as suas duas filhas ela age exatamente assim: Ela nunca diz NÃO de cara, porque esse NÃO logo de cara desperta uma vontade ainda maior de querer ir e fazer escondido, mas ela sempre procura mostrar os dois lados das situações para que elas venham entender qual é a vontade da Mãe e a de Deus.
O que significa ser flexível no dicionário? Isso é um adjetivo; que se consegue curvar ou dobrar facilmente. Que demonstra agilidade ou elasticidade; elástico: gestos flexíveis.
Não seja radical, seja flexível, os jovens tem muitas coisas para nos ensinar.

BANNER guia 2

3 – Conheça os seus liderados e o meio em que eles vivem
– Hoje em dia tudo se tornou muito superficial, inclusive o relacionamento entre líderes e liderados. Mas a bíblia, que é o nosso manual vai contra essa realidade e diz que o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
Você precisa saber como os seus liderados pensam, do que gostam, como agem, o que curtem, conhecendo quem eles são, você conseguirá trazer cada vez mais uma mensagem mais específica que ajudará de maneira eficaz e trará uma identidade para o seu ministério de jovens que irá de encontro com a realidade que eles estão vivendo. Para a eficácia em seu ministério, você deve entrar no mundo de cada um do deles e ajudá-los de acordo com a necessidade que eles tiverem.
Seja um líder amável, discipule, oriente, instrua, mas não seja superficial.

KIT BASICO LIDER DE JOVENS- 6

Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão desse mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e provar a boa, agradável e perfeita vontade Deus”.


Artigo escrito por Paulo Vitor – Igreja de Nova Vida – Centro

 



Entre em contato