Vida Cristã

21/07/2016 | Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

“Já tentei de tudo no meu ministério e nada funciona”

Quando você é um líder de jovens durante algum tempo esse é um pensamento que normalmente passa na sua cabeça. Nós queremos ver algo que funcione em nosso ministério e por isso procuramos por soluções fáceis, mas não são raras as situações que somos levados a pensar que nada está funcionando. As coisas não acontecem da forma que queríamos, não vemos nada de diferente ou empolgante e nossos jovens continuam os mesmos.

Já tentei de TUDO ministério de jovens

Sucesso no ministério de jovens não é algo fácil de ser calculado. Esse sucesso pode ser uma coisa durante um ano e outra coisa totalmente diferente no ano seguinte.

Normalmente nós somos levados a crer que crescimento ministerial ocorre quando o número de pessoas aumenta. “A coisa está funcionando”, pensamos. Quando isso não acontece, achamos que nada funciona. Essa afirmação não é inteiramente verdade. Sim, o aumento do número de pessoas em um ministério é um fator de crescimento, mas ele não é sempre uma realidade ou um fator primordial. Seu ministério pode crescer numericamente sem estar numa base sólida, o que irá acarretar em uma queda no futuro.

Só porque você não consegue ver os resultados que queria não significa que Deus está ausente. Muitas vezes Deus trabalha nos bastidores e quando menos imaginamos conseguimos ver a beleza do seu trabalho. Outras vezes os resultados que ele quer para nós são diferentes daqueles que esperamos ver.

Há uma tendência do ser humano em reclamar das coisas. Você será tentado a reclamar do seu ministério para com Deus. Satanás vai tentar te atacar para que você foque somente nas coisas negativas em seu ministério e esqueça de agradecer a Deus pelo que você já tem. Se você cair nessa armadilha você será levado para uma zona de reclamação e indignação que resultará, mais tarde, em você querendo sair ou desistir do seu ministério.

LEIA TAMBÉM: Por que focar mais na palavra de Deus em seu ministério?

                         Como transformar seu ministério dos sonhos em uma realidade

Algumas outras vezes nós temos esse sentimento de que nosso ministério não vai para frente por causa dos nossos próprios pecados. O que devemos fazer nessas situações é permitir que Deus nos mostre as áreas que estamos pecando e então começarmos uma busca para eliminarmos esses pecados das nossas vidas.

BANNER guia 2

Como avaliar se seu ministério está evoluindo?

1 – Jovens estão se rendendo a Deus no momento da oração

Esse é um fator importante e muito esquecido por líderes de jovens. Muitos líderes não focam na entrega dos seus jovens com Deus no momento da oração. Na verdade, muitos líderes nem focam na oração durante um culto de jovens. Isso é um erro. É na oração que seus jovens sentirão com mais afinco a presença de Deus e serão estimulados a buscarem mais dEle.

Você está vendo isso em seu ministério? Se está vendo, então esse pode ser sim um sinal de crescimento ministerial. Cada vez que os jovens estão se entregando e buscando mais de Deus nas orações é um sinal que Deus está operando em seu ministério através dessas vidas.

Você não está vendo isso em seu ministério? Então procure focar mais na oração. Direcione seus jovens para alvos específicos durante a oração. Nada de “Vamos orar”. Faça um “reboliço”. Inspire seus jovens para a oração, mostre pelo que eles têm que orar e ore junto com eles.

2 – Jovens estão, gradativamente, mudando de vida.

Um dos sinais de crescimento em seu ministério é que os jovens estão mudando de vida. Eles estão largando o pecado, tendo comportamentos diferentes na sociedade ou assumindo posições de liderança na igreja. Esse tipo de coisa acontece gradativamente. É difícil para um jovem mudar completamente hábitos e estilos de uma vida inteira. Porém, se você está vendo isso então esse é sim um sinal que seu ministério está crescendo.

Se você não está vendo isso permaneça firme em oração e clamando pela mudança dos seus jovens. Pregue também sobre santidade (que futuramente levará para uma mudança de vida) e sobre como Deus quer que sejamos cristãos fora da igreja tanto quanto dentro.

SLIDE SERMÕES

3 – Jovens estão aceitando Jesus

Se mais jovens estão aceitando Jesus através do seu ministério, então isso é um claro sinal de que Ele está operando através de você. Torne esses momentos em algo memorável. Celebre a aceitação e o batismo não como algo escondido e recluso. Não estamos vivendo em um país em que o cristianismo é proibido. Faça algo público, com louvores e adoração a Deus e que estimule outras pessoas a conhecerem mais de Deus e, eventualmente, aceitarem Jesus também.

E-BOOK GRATUITO

4 – Jovens estão fazendo o ide

Por último, um dos traços de crescimento ministerial é que seus jovens estão fazendo o ide, levando o evangelho para mais pessoas. Se isso não está ocorrendo em seu ministério, então comece a pregar sobre o ide e sobre como podemos levar o evangelho para as pessoas. Prepare materiais e estimule seus jovens para fazerem isso.

Nós temos tendência de olharmos para as coisas que ainda não estão boas. Talvez os jovens não orem tanto em seu ministério, mas estão aceitando Jesus. O que costumeiramente fazemos é focar somente no fato que eles não estão orando. Comece a olhar as áreas que seu ministério está crescendo e a trabalhar fortemente, sem reclamar, nas áreas que ele precisa se desenvolver. Talvez o que chame de “não está dando certo” seja fruto puro e simplesmente do seu foco errado.

CURTA-FACEBOOK


  • Jeanderson Leite

    muito boa a dica eu encontrava muito desafio mas aos poucos estou ganhando espaço nessa liderança ,


Entre em contato