Vida Cristã

19/03/2018 | Ministério de Jovens, Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

Ministério de jovens em cidades pequenas – Um guia prático

Comandar um ministério de jovens sempre tem suas particularidades. É algo diferente e novo em cada cidade. Mas, quase sempre, comandar um ministério de jovens em cidades pequenas é uma missão bem difícil. As cidades pequenas possuem, na maioria das vezes, pessoas tímidas, mais retraídas e muito mais preocupadas com o que os outros irão pensar. Na maioria das vezes também, as igrejas não são tão grandes e, por isso, não possuem grande aporte financeiro para investir em projetos e estruturas.

ministério de jovens em cidades pequenas

Como fazer então para desenvolver um bom trabalho com o ministério de jovens em cidades pequenas ? O que devemos fazer para que nosso ministério possa florescer nesses locais?

Abaixo dou algumas dicas para líderes que estão nessa situação.

1 – Construa relacionamentos

Quantos jovens há na sua igreja? Para ter um ministério de jovens em cidades pequenas comece por reunir todos esses jovens e investir no relacionamento seu com eles e entre eles. Para isso, crie oportunidades (que não devem ser no momento do culto) para que vocês possam se socializar. Mergulhe no mundo desses jovens e os convide para entrarem no seu. Chame-os para uma janta, organize um filme, um torneio de vôlei ou qualquer outra atividade onde vocês possam passar um tempo junto, fortalecer os laços de amizade e criarem memórias.

2 – Não foque nos números

Creio que um dos grandes problemas quando trabalhamos para Deus são os números. Nós ficamos viciados neles e passamos a achar que quanto mais melhor. Se temos mais jovens, então Deus está aprovando. Que engano! Se você tem um ministério de jovens em cidades pequenas tem que saber que nem sempre algo que cresce é positivo. Um tumor em alguma parte do corpo crescendo não é sinal de qualidade. Por isso, não foque nos números. Não fique comparando quantos jovens você tinha o ano passado e quantos têm agora. 

LEIA TAMBÉM: Qual é a tentação mais comum para os líderes de jovens?
Passo a passo para criar uma série (ou uma mensagem) para os seus jovens

3 – “Mapeie” seus jovens

Onde seus jovens estão espiritualmente? Quais são suas dúvidas? Onde eles precisam de mais investimento? Todas essas perguntas são importantes e você só vai saber conversando com eles. Descubra onde cada um está espiritualmente e trace o seu trabalho a partir disso. Talvez eles precisem saber mais sobre as características de Deus. Talvez eles tenham problemas em confiar em Deus ou em assumir um compromisso mais sério com Cristo e sua igreja. Converse com eles e descubra.

4 – Consiga ajuda

Ter um ministério de jovens em cidades pequenas não significa que você terá que fazer todo o trabalho sozinho. Converse com seu pastor e procure por pessoas que queiram investir suas vidas nas vidas de outros jovens. Essas pessoas irão passar segurança para os jovens, irão desenvolver relacionamentos com eles, orar pela juventude e serão uma ótima ajuda para você na hora de organizar um culto de jovens. Procure por casais e pessoas mais velhas que estejam dispostos para este trabalho.

5 – Foque em relacionamentos

Uma pesquisa do Barna Group mostrou que os jovens que crescem e ficam na igreja são aqueles que desenvolvem relacionamentos, principalmente com os mais velhos (Aí está a importância de ter ajuda). Pense que cada culto e cada atividade que você criar pode ser uma oportunidade de construir relacionamentos com os jovens. Normalmente ter um ministério de jovens em cidades pequenas significa que seus jovens serão mais tímidos, mas uma vez construída uma ponte com a juventude, eles irão se mostrar extremamente afetuosos e companheiros. Não se limite ao culto, mas busque sempre estar em comunhão com os jovens e oportunizar momentos para que eles estejam em comunhão com seus pares e com pessoas mais velhas.

6 – Não esqueça do principal

Lembre-se que o seu principal objetivo é levar a palavra de Deus. Há uma tendência em nos preocuparmos em criar relacionamentos com os jovens, entretê-los e pronto, está tudo bem. Sua principal missão tendo ministério de jovens em cidades pequenas é pregar o evangelho, é mostrar aos jovens como nada que temos ou queremos pode se comparar ao prazer de termos a salvação mediante o sacrifício de Jesus Cristo. Isso é algo extremamente importante e muito difícil. Foque em explicar a bíblia para eles e mostrar como tudo o que precisamos pode ser encontrado na pessoa de Jesus Cristo.

É ótimo sonhar com uma sala cheia de jovens e você cheio de recursos financeiros para planejar e realizar qualquer coisa, mas se no final das contas você não revelar Jesus nas duas horas por semana que você tem, então nada valeu a pena. Devemos ter a mentalidade de Paulo que considerava todas as coisas como esterco perto de conhecer Jesus.

Na dúvida sobre o que pregar? Dê uma olhada em nossos sermões para jovens >

Se a única coisa que o seu ministério fizer em um ano for simplesmente desenvolver o relacionamento dos seus jovens com Jesus, então você terá feito um excelente trabalho. O objetivo do ministério de jovens não é criar super jovens, não é criar empresários e nem aumentar a média de participantes da igreja no culto de domingo. O objetivo do ministério de jovens é criar e amadurecer cristãos que amam a Cristo com todas as suas forças e que estão dispostos a amar o próximo.

E para você? Quais são as dicas para desenvolver um bom trabalho com jovens em cidades pequenas? Comente.



Entre em contato