Vida Cristã

19/03/2018 | Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

Ministério de jovens em cidades pequenas – Um guia prático

Comandar um ministério de jovens sempre tem suas particularidades. É algo diferente e novo em cada cidade. Mas, quase sempre, comandar um ministério de jovens em uma cidade pequena é uma missão bem difícil. As cidades pequenas possuem, na maioria das vezes, pessoas tímidas, mais retraídas e muito mais preocupadas com o que os outros irão pensar. Na maioria das vezes também, as igrejas não são tão grandes e, por isso, não possuem grande aporte financeiro para investir em projetos e estruturas.

Como fazer então para desenvolver um bom trabalho com o ministério de jovens nessas cidades? O que devemos fazer para que nosso ministério possa florescer nesses locais?

Abaixo dou algumas dicas para líderes que estão nessa situação.

1 – Construa relacionamentos

Quantos jovens há na sua igreja? Comece por reunir todos esses jovens e investir no relacionamento seu com eles e entre eles. Para isso, crie oportunidades (que não devem ser no momento do culto) para que vocês possam se socializar. Mergulhe no mundo desses jovens e os convide para entrarem no seu. Chame-os para uma janta, organize um filme, um torneio de vôlei ou qualquer outra atividade onde vocês possam passar um tempo junto, fortalecer os laços de amizade e criarem memórias.

2 – Não foque nos números

Creio que um dos grandes problemas quando trabalhamos para Deus são os números. Nós ficamos viciados neles e passamos a achar que quanto mais melhor. Se temos mais jovens, então Deus está aprovando. Que engano! Nem sempre algo que cresce é positivo. Um tumor em alguma parte do corpo crescendo não é sinal de qualidade. Por isso, não foque nos números. Não fique comparando quantos jovens você tinha o ano passado e quantos têm agora. 

LEIA TAMBÉM: Qual é a tentação mais comum para os líderes de jovens?
Passo a passo para criar uma série (ou uma mensagem) para os seus jovens

3 – “Mapeie” seus jovens

Onde seus jovens estão espiritualmente? Quais são suas dúvidas? Onde eles precisam de mais investimento? Todas essas perguntas são importantes e você só vai saber conversando com eles. Descubra onde cada um está espiritualmente e trace o seu trabalho a partir disso. Talvez eles precisem saber mais sobre as características de Deus. Talvez eles tenham problemas em confiar em Deus ou em assumir um compromisso mais sério com Cristo e sua igreja. Converse com eles e descubra.

4 – Não esqueça do principal

Lembre-se que o seu principal objetivo é levar a palavra de Deus. Há uma tendência em nos preocuparmos em criar relacionamentos com os jovens, entretê-los e pronto, está tudo bem. Sua principal missão é pregar o evangelho, é mostrar aos jovens como nada que temos ou queremos pode se comparar ao prazer de termos a salvação mediante o sacrifício de Jesus Cristo. Isso é algo extremamente importante e muito difícil. Foque em explicar a bíblia para eles e mostrar como tudo o que precisamos pode ser encontrado na pessoa de Jesus Cristo.

É ótimo sonhar com uma sala cheia de jovens e você cheio de recursos financeiros para planejar e realizar qualquer coisa, mas se no final das contas você não revelar Jesus nas duas horas por semana que você tem, então nada valeu a pena. Devemos ter a mentalidade de Paulo que considerava todas as coisas como esterco perto de conhecer Jesus.

Na dúvida sobre o que pregar? Dê uma olhada em nossos sermões para jovens >

Se a única coisa que o seu ministério fizer em um ano for simplesmente desenvolver o relacionamento dos seus jovens com Jesus, então você terá feito um excelente trabalho. O objetivo do ministério de jovens não é criar super jovens, não é criar empresários e nem aumentar a média de participantes da igreja no culto de domingo. O objetivo do ministério de jovens é criar e amadurecer cristãos que amam a Cristo com todas as suas forças e que estão dispostos a amar o próximo.

E para você? Quais são as dicas para desenvolver um bom trabalho com jovens em cidades pequenas? Comente.


  • Edyjanes Angelo da Silva

    mandei um recado pra vc luan , se puder me responde hoje ainda obrigado!

  • Ítalo Lima

    Amei o site, tenho um canal no youtube (youtube.com/mundodoamor) voltado para os jovens cristãos vou indicar esse site pois gostei muito

  • thalia

    parabéns. Achei esse site por um acaso, e ele tem mudado a minha vida !


Entre em contato