Vida Cristã

03/05/2017 | Pastores e Líderes de Jovens, Vida Cristã

Nenhum Comentário

O maior motivo pelo qual o seu ministério não cresce

O megafone ou o espelho… essas são as suas duas opções. Você irá usar um ou o outro quando perceber que seu ministério de jovens parou espiritualmente e/ou numericamente.

É tentador usar o megafone. Para falar a verdade é gostoso pegá-lo, ligá-lo e falar horas sobre o motivo do nosso ministério não estar crescendo.

Com ele podemos deixar que todos ao nosso redor saibam o que há de errado com os adolescentes de hoje. Podemos culpar nosso pequeno orçamento do ministério de jovens, adolescentes apáticos, pais desengajados e pastores desalinhados.

Muitos líderes de jovens costumam apontar seus megafones na tecnologia de seus adolescentes. Eu ouvi líderes de jovens dizerem coisas como, “SnapChat, Instragram e YouTube são os culpados! Eles distraem nossos adolescentes do que mais importa!”

E quando tudo mais falhar, podemos culpar o Diabo. Afinal de contas, ele lista suas habilidades profissionais como “roubar, matar e destruir” e isso é exatamente o que ele está tentando fazer em qualquer grupo de jovens que ele e seus companheiros encontram.

Os líderes se sentem bem usando o megafone. Suas afirmações justificam as deficiências no ministério da juventude, colocando a culpa em outras pessoas ou situações.

Mas uma escolha melhor (ainda mais difícil) é o espelho. Podemos investigar e assumir a responsabilidade pelas lutas do nosso próprio ministério juvenil. Mas, para que ele funcione, tem que ser um olhar longo, honesto e duro.

Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.

Tiago 1:23-25

Como o versículo acima nos lembra, devemos olhar atentamente para o espelho da Palavra de Deus e ver o que estamos fazendo de errado em nossas vidas e em nossos ministérios de jovens e fazer correções de acordo com isso. Precisamos fazer com que o ministério da juventude seja menos sobre jogar e mais sobre como ajudar nossos jovens a viverem uma missão. Precisamos nos certificar de que estamos alimentando nossos esforços através da oração, equipando nossos adolescentes para fazer e multiplicar discípulos e recrutando líderes que modelam esse tipo de estilo de vida.

Depois de tudo Jesus fez uma promessa em João 15: 5 aos seus seguidores quando disse: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. Se permanecermos dependentes dele e permitimos que ele permaneça ativo através de nós, então “daremos muito fruto”.

Se isso não está acontecendo em seu ministério neste momento, evite pegar o megafone, culpando as pessoas ou situações. Em vez disso, escolha olhar no espelho e começar a fazer mudanças.

 

©2016 Dare 2 Share Ministries. Usado com permissão. Para mais recursos acesse o site Dare 2 Share (dare2share.org). 
Escrito por Greg Stier.

Sobre Greg Stier: Greg Stier é o fundador e CEO do ministério Dare 2 Share. Ele tem impactado a vida de centenas 
de milhares de jovens cristãos e líderes de jovens. É o criador de vários livros e recursos para 
líderes de jovens. Para mais informações sobre o Dare 2 Share, por favor visite dare2share.org


Entre em contato