Vida Cristã

16/06/2016 | Comportamento, Igreja, Vida Cristã

Nenhum Comentário

O problema com a comparação

Comparação é algo que todos nós temos que lidar. Especialmente hoje na época das redes sociais onde somos saturados com imagens do homem e da mulher “ideal”. Muitos de nós acham difícil a tarefa de ver essas imagens o tempo todo e ser esse tipo de pessoa.

O mais louco disso é que essa atitude tem entrado em nossas igrejas. Isso faz com que nós nos comparemos com nossos irmãos e irmãs em Cristo. Isso acontece tanto que gera raiva dentro de nós para com Deus, o que ocasiona em diversos questionamentos. “Por que o Senhor está abençoando ele/ela?”, “Eu não sou tão espiritual?”, “Eu não sou tão bom?”.

estudo sobre comparação

O problema com isso é que a comparação resulta em uma das duas coisas; ou irá produzir inferioridade ou superioridade. Em outras palavras, irá causar insegurança ou orgulho. Quando você se compara com outras pessoas, você se sente melhor ou pior. Não há um meio termo. Esse sentimento de insegurança ou orgulho pode abrir uma porta para satanás, pois você irá se tornar vulnerável para o inimigo e irá demonstrar insegurança, orgulho, raiva e ciúme. Todas essas coisas que Deus é contra.

A comparação na bíblia

O mandamento mais importante que Jesus nos deu foi amar a outra pessoa como nós nos amamos. Mas como você pode amar os outros se você não se ama? Quando você está preso nas comparações é impossível ser feliz o suficiente para se amar.

Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

Mateus 22:37-39

Um exemplo bíblico de comparação é Miriã, a irmã de Moisés. No livro de Números, depois que Moisés se casou, Miriã e seu irmão Arão começaram a falar contra Moisés.

Miriã começou a comparar os dons que Deus deu para ela com os dons que Moisés tinha. Como resultado disso, ela se sentiu inferior a Moisés e almejou ser igual a ele. Deus já tinha abençoado muito ela; ela era uma profetiza, uma líder de louvor e era muito respeitada entre as mulheres. Mesmo ela tendo tantos dons, ela não estava livre da fragilidade humana. O orgulho e a inveja tomaram conta e ela sofreu as consequências.

Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou. Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para ela, viu que ela estava com lepra.

Números 12:9,10

Por causa do ciúme dela sobre Moisés, Miriã foi amaldiçoada com lepra por Deus e ficou confinada fora do acampamento por sete dias. Isso mostra o quanto Deus reprova a comparação e a cobiça.

Liberte-se

Apesar de tudo isso, há maneiras de se libertar das correntes da comparação. A melhor maneira de vencer essa batalha é ter uma atitude de GRAÇA. Lembre-se que tudo que você tem, você não merece. Tudo de bom que você tem veio de Deus. Seja agradecido.

Lembre-se também quão especial você é aos olhos de Deus; você é a melhor criação dele e é formada a imagem e semelhança do Pai.

Mantenha seu foco no Criado, não em suas criações. Alimente-se com a palavra e com orações. Mantenha as redes sociais e as coisas desse mundo mais distantes do seu pensamento. Dessa forma você irá desenvolver uma perspectiva celestial. Quando você foca em glorificar a Deus, todas as outras coisas se tornam insignificantes para serem comparadas.

Por último, lembre-se que mesmo se você fosse a última pessoa na terra, Jesus teria se sacrificado por você.


Traduzido e adaptado do fervr.net 


  • Edyjanes Angelo da Silva

    mandei um recado pra vc luan , se puder me responde hoje ainda obrigado!

  • Ítalo Lima

    Amei o site, tenho um canal no youtube (youtube.com/mundodoamor) voltado para os jovens cristãos vou indicar esse site pois gostei muito

  • thalia

    parabéns. Achei esse site por um acaso, e ele tem mudado a minha vida !


Entre em contato