Vida Cristã

14/09/2017 | Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

O que fazer quando seu ministério não cresce?

Todo líder de jovens trabalha para o crescimento do seu ministério. Então, é natural que você queira que ele cresça, se desenvolva, atraia mais jovens e por aí vai. Mas, o que acontece quando o seu ministério de jovens não cresce? O que fazer?

Eu sei quão frustrante é você preparar suas coisas, estudar, deixar de fazer outras tarefas para fazer a obra de Deus e não ver seu ministério crescer. Abaixo, estão algumas coisas para você fazer se o seu ministério não cresce.

Não reclame para os que vieram
A pior coisa que você pode fazer é reclamar para os jovens que aparecem. “Olha só, ninguém veio de novo”, “O povo não dá valor a Palavra de Deus”, “Só querem saber de brincadeira”. Quando você fala algo assim para os jovens que estão no culto de jovens, você está indiretamente desvalorizando aqueles que vieram. É como se você dissesse o seguinte: “Quem eu queria que viesse não vem”. Isso é horrível.

Minha dica é: Valorize aqueles que aparecem. Trate eles bem, com respeito e admiração. Afinal de contas, de tudo o que eles poderiam fazer, eles escolheram estar em seu ministério.

LEIA TAMBÉM: Quatro dicas para aumentar a participação dos jovens nos cultos

Três coisas que você não deve esquecer de fazer em seu ministério

Mude o foco
Eu me lembro de um dia em que poucos jovens vieram em meu ministério. Indignado, dei uma volta pela igreja falando com o Senhor. E por “falando” entenda-se reclamando. Eu questionava Deus sobre o pouco número de jovens depois de eu ter feito tanto trabalho. Rapidamente o Espírito começou a ministrar em meu coração. “E se dentro da igreja estivesse trezentos jovens? Como você ficaria?”. “Eu ficaria animado”, pensei. “Então, você não está preocupado em levar o evangelho, você está preocupado em ter uma platéia, em ter aceitação”. Isso me atingiu como um soco na boca do estômago. Naquele instante eu percebi que realmente estava interessado em números e não em levar o evangelho da salvação. Eu não estou dizendo que números não são importantes, mas pense comigo: Se você tivesse dez vezes mais jovens do que tem agora, você estaria feliz? Estaria realizado? Se sim, você não quer fazer a obra de Deus com todo o seu coração, o que você quer é sucesso e aceitação. Lembre-se: Não é sobre números, mas sim sobre Jesus. Pregue com a mesma intensidade. Você não está lá para agradar homens, mas sim Deus.

Veja se é preciso mudar algo
Sempre que fazemos algo que não está dando os resultados esperados, ao invés de reclamarmos e procuramos culpados, devemos humildemente rever o que estamos fazendo. Se o seu ministério não cresce, analise-o de forma imparcial e veja se há algo que precisa ser mudado e como você pode mudar.

Mude suas pregações
Líderes têm uma ou duas horas para falar com os jovens toda a semana. E do meu ponto de vista, essa é a área mais negligenciada do ministério de jovens. Nós não damos tanto valor para a pregação. Nós sabemos que é importante, mas não agimos de tal maneira que isso é refletido em nossos ministérios. Eu me lembro de quão supérfluas eram as minhas pregações. Como eu pregava quase sempre a mesma coisa.

– Você tem que ser diferente do mundo.
– Cuidado com as suas amizades.
– Deus vai te ajudar a derrotar seus gigantes.
– Namore com alguém da igreja.
– Deus te ama e Ele tem um plano para você.
– Entregue-se para Deus.

Eu não pregava o evangelho. O evangelho verdadeiro. Aquele que diz que somos pecadores, mas que pelo sacrifício de Jesus nós podemos ter vida eterna. Para falar a verdade, eu mal pregava sobre Jesus. O que eu fazia toda semana era dar informações aos jovens, eu não os convidava para ações. Esta é a diferença. Eu pregava o que achava que os jovens iam querer ouvir, mas me esquecia que deveria pregar não o que eles querem ouvir, mas o que precisam.

Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
Romanos 10:17

Analise as suas últimas cinco mensagens e veja se elas se encaixam na primeira categoria ou na segunda. Veja se essas mensagens falaram o que você achava que os jovens precisam ouvir ou se falava do evangelho.

Em nossa busca por atrair ovelhas, podemos modificar tanto a Palavra de Deus que podemos acabar atraindo bodes.

Conheça o e-book Criando Temas para Cultos de Jovens

Ore e peça por direcionamento

A última dica que eu dou para você é o seguinte: Ore. Ore todo tempo. Ore pedindo para que Deus te direcione, para que Ele te capacite. Lembre-se sempre que quem dá o crescimento é o Senhor. Ele não está alienado no Céu e esqueceu do seu trabalho. Se o seu ministério não cresceu ainda é porque agora não é necessário. Peça então por sabedoria, para que Deus aperfeiçoe você e para que a vontade dEle seja feita em sua vida e em seu ministério.

Se o seu ministério não cresce, veja todos esses pontos e busque ao Senhor para que Ele direcione você e mostre os verdadeiros desejos do seu coração e qual o caminho que você deve seguir.

CURTA NOSSA PÁGINA 😉



Entre em contato