Vida Cristã

16/01/2015 | Loja, Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

O que Katniss, de Jogos Vorazes e Jesus têm em comum?

Quem já viu o filme Jogos Vorazes? A produção cinematográfica vem arrancando elogios desde a sua estreia, lá no ano de 2012. A última parte do filme é aguardada para novembro de 2015 e os fãs já esperam ansiosos pelo desfecho da história de Katniss Everdeen.

No filme, todo ano um menino e uma menina de um distrito são escolhidos para participar dos Jogos Vorazes. Como são 12 distritos, temos um total de 24 jovens que irão se gladiar em uma arena pra lá de assustadora e que só um jovem irá sair de lá vivo. É aí que a história começa a ficar interessante.

Somos apresentados à jovem Katniss, uma excelente arqueira e caçadora que vive no distrito 12. Lá, durante a colheita, ela não é sorteada, mas sim sua irmã mais nova Prim, que estava “disponível” pela primeira vez no sorteio. Vendo a fragilidade de sua irmã e percebendo que ela não duraria nada nos Jogos Vorazes, Katniss se oferece como tributo pela irmã. Isso é, ela irá disputar os Jogos Vorazes no lugar de sua irmã.

LEIA TAMBÉM: FÉRIAS DE JESUS?

                             5 CARACTERÍSTICAS DE JOVENS BEM SUCEDIDOS

Se pararmos para pensar e analisar, veremos o seguinte: Jesus foi a nossa Katniss. “Como assim?” você se pergunta. Simples: Jesus se ofereceu como tributo por todos nós. Vendo que nós, seres humanos, não íamos aguentar o fardo de nossos pecados e que iríamos sucumbir, Jesus se fez carne e morreu por nós na cruz. Ele escolheu se oferecer em nosso lugar e pagar o preço que tinha de ser pago por alguém. Assim como Katniss também o fez. Ela sabia que sua irmã não iria aguentar muito tempo nos Jogos Vorazes. Sabia de sua fragilidade, de sua inocência.  Katniss só se ofereceu como tributo, pois sabia o valor que a vida de Prim tinha. Ela a amava tanto, que o simples pensamento de ter que ver sua querida irmã sofrer e morrer a faz se oferecer em seu lugar. Ela não se importou com sua vida. Não ficou pensando se ela mesma iria sofrer ou se outra pessoa poderia ir no lugar dela. Jesus fez o mesmo, só que por milhares e milhares de pessoas. Ele não ficou no céu e pediu para outra pessoa ir em seu lugar. Ele desceu, saiu de sua glória, para viver como eu e você. Para sofrer o mesmo que nós, para ser tentado e por fim crucificado.

Deus fez daquele que não tinha pecado algum a oferta por todos os nossos pecados, a fim de que nele nos tornássemos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21

Jesus foi a nossa oferta, nosso tributo. Perceba que ele não tinha pecado algum, isto é, não tinha feito nada de errado. Não merecia estar onde estava, muito menos ser crucificado. Assim como Katniss que também não tinha sido escolhida e que não iria participar dos Jogos Vorazes.

Catching_Fire_Katniss_Everdeen_Wallpaper

Agora imagine uma coisa comigo: Como você acha que Prim se sentiu depois de ver sua irmã se oferecer como tributo? Acho que Prim quis viver sua vida da melhor forma possível. Uma pessoa se entrega pela vida dela e ela vivendo como se nada de extraordinário tivesse acontecido? Acho que não. Prim iria tentar ser a melhor pessoa possível para honrar a decisão que a irmã dela fez.

Nossas vidas têm que ser assim também. Devemos viver de forma que agrade e honre o sacrifício que Jesus fez por nós. Ou você quer viver a vida de qualquer forma, mesmo sabendo que alguém que não tinha pecado nenhum se entregou e morreu por você? Viva sua vida para agradecer Jesus. Viva sua vida como um tributo para Deus.


  • Gabriel Fausto

    amei o devocional, porem já existem estudos que comprovam a existencia de Deus


Entre em contato