Vida Cristã

03/10/2018 | Diversos, Líderes de jovens


O que você precisa fazer antes de pregar para jovens

Muitos líderes de jovens estão sobrecarregados com a difícil, mas recompensadora, tarefa de pregar para a juventude. Muitos gastam horas tentando encontrar o tópico perfeito ou o assunto perfeito. Outros ainda gastam horas tentando encontrar a dinâmica perfeita. Mas, para muitos líderes, há uma disciplina que eles quase sempre ignoram. Há algo que eles deveriam fazer, colocar o seu tempo e energia, mas que por indiferença e um pouco de falta de confiança em Deus, eles não fazem.

SE ALIMENTAR

Sim. Eu estou falando de tirar um tempo para você, orar, abrir sua bíblia sem pensar em que o encontrar para pregar. Simplesmente abrir a bíblia e deixar Deus falar com você. Eu conheço (e já fui) um desses líderes. Por um tempo eu não me alimentava mais. Eu só buscava por alimento para meus jovens. O que eu não sabia na época era que:

  1. Uma pessoa faminta não pode alimentar ninguém.
  2. Deus tem uma fonte ilimitada de conhecimento que está disponível para mim.
  3. Minha incapacidade de me alimentar era na verdade falta de confiança de que Deus cuidaria do seu rebanho e que minha tarefa era simplesmente estar o mais próximo possível dEle.

Então, se esse é o seu caso. Se você está passando as últimas horas ou dias buscando o que fazer no seu ministério, sem se preocupar como está a sua saúde espiritual, me permita, humildemente, lhe dar algumas dicas.

LEIA TAMBÉM: Por que os jovens estão deixando a igreja, e o que fazer para evitar isso?
Quais são as características de um bom líder de jovens?
Kit Básico para Líderes de Jovens Vol. 2

1 – Crie um tempo somente seu

Busque um tempo que seja somente seu. Sem interrupções, sem filhos buscando explicar alguma coisa, sem você estar preocupado em fazer outra coisa. Um tempo só seu. Pode ser de manhã, de noite, antes de ir para o serviço, assim que chegar no serviço, antes da janta, tanto faz, mas crie um momento em que você possa estar em silêncio.

2 – Nesse tempo se alimente tranquilamente

Após achar um tempo somente seu, com calma comece a se alimentar da palavra de Deus. Não aquela coisa de folhear páginas tentando cumprir uma meta pessoal, mas vagarosamente comece a estudar a bíblia. Tire um tempo para descobrir quem escreveu o livro, para quem é o livro, qual era a intenção do autor, o que significa aquela palavra complicada, quem era aquele povo mencionado, como Cristo se encaixa nessa história ou como a nossa necessidade de Cristo pode ser evidenciada ali.

3 – Coloque seu fardo em Cristo

É fácil nos pegarmos tão cheios de tarefas, expectativas, sonhos e problemas que nos esquecemos do principal. A pior parte já foi feita por Cristo. Ele já levou tudo. Nossa identidade não estará em quantos jovens levamos, o quão bom formos em nossas atividades ou o quão bem sucedido será o que fazermos. Nossa identidade está em Cristo e no fato de que Ele recebeu a ira de Deus que era sobre nós. Nele temos tudo o que precisamos e somos. Então, nesses momentos de quietude, entregue todos esses fardos, cobranças e provações e descanse em saber que você não será avaliado por eles, mas sim pela sua fé em Cristo Jesus.

Eu espero que esse pequeno artigo possa te ajudar a priorizar o que é mais importante na sua vida – não é o seu ministério, mas sim seu relacionamento com Cristo.

Ah, e se você ainda assim estiver procurando por alguma coisa para pregar, você pode ENCONTRAR AQUI.



Entre em contato