Vida Cristã

29/09/2016 | Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

O segredo para achar tempo para o evangelismo

Seus jovens estão empacotados e cheios com esportes, escola, clubes e trabalho? Alguns jovens fazem de tudo, do futebol ao inglês e ao teatro. Talvez eles façam isso para aumentar a popularidade ou porque seus pais estão pressionando para que eles acumulem uma lista impressionante de atividades.

evangelismo-jovens-2

Seja qual forem às motivações muitos jovens vivem uma vida agitada que os puxa para milhares de direções. Quem tem tempo para alguma coisa a mais…..como o evangelismo? Você nem consegue que eles apareçam regularmente no grupo de jovens, quem dirá participar de um projeto ou para um retiro de fim de semana. Então como esses jovens cheios de compromissos podem encontrar tempo em suas vidas para fazerem o evangelismo?

e-booksgratispara-lideresde-jovens-3

Vá e faça discípulos

Bem, há um segredo para encontrar tempo para o evangelismo. E o segredo é encontrado em Mateus 28:19 “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações”. Enquanto os gigantes do evangelismo missionário colocam a ênfase na palavra “Vão” para recrutar pessoas para as missões, o sentido literal da palavra no original grego não é “Vão” e sim “enquanto estão indo”, “façam discípulos”. O sentido original não carrega a conotação missionária de largar tudo e ir para um país distante fazer discípulos.

Ao invés disso, a palavra “Vão” em grego quer dizer para você começar aonde você estiver, no meio de sua vida cotidiana e fazer discípulos a partir daí: Em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra. O equivalente moderno para os nossos jovens pode parecer com isso: faça discípulos nos seus círculos de amigos, nos seus times de futebol, na sua escola, no seu facebook, no seu trabalho, e então aos confins da terra.

LEIA TAMBÉM: Quem quer fazer o evangelismo uma prioridade para os jovens?

O evangelismo “enquanto estão indo” vs “pare o que está fazendo”

Encontrar tempo para o evangelismo não é sobre “parar o que você está fazendo” ou até mesmo “interromper o que você está fazendo” para participar de uma campanha de evangelismo ou uma atividade especial. É sobre treinar seus jovens para oportunidades diárias enquanto eles vivem suas vidas normais. É sobre treiná-los para transformar conversas com seus amigos em oportunidades espirituais. Então, enquanto eles vivem suas vidas – ensaiando no teatro, no treino, no almoço ou no facebook – eles poderão mostrar e falar sobre Deus. Seu trabalho é motivá-los e treiná-los para falar sobre coisas espirituais e explicar o evangelho de modo que isto torne parte de quem eles são. Fazer discípulos não é sobre uma missão ocasional e especial para os seus jovens. É uma tarefa contínua – Uma Causa que Deus deu para cada um dos seus seguidores. Todo o livro de Atos é um relato de como a igreja primitiva viveu esse processo de fazer discípulos no contexto da sua cultura.

kit-inicial

“Mas você fez discípulos?”

As palavras de Jesus em Mateus 28:19 são claras “Portanto, vão e façam discípulos…”. No seu ministério de jovens você está focado em treinar seus jovens para obedecerem a esse comando? Deixe eu te dar um exemplo real que pode ajudar você a entender a importância desse chamado. Vamos dizer que eu digo para o meu filho “Arrume a sua cama. Lembre-se que quando eu voltar eu vou ver se você fez o que eu mandei”. Mais tarde, quando eu retorno, eu peço para ele: “Você arrumou sua cama?”. Ele talvez diga: “Bem, não, mas papai eu fiz uma pintura para você”. Uma pintura é legal, mas ainda sim eu perguntaria: “Mas você arrumou sua cama?”, “Bem, não, mas eu guardei meus brinquedos”. E novamente eu diria: “Isso é ótimo, mas você arrumou sua cama?”.

As últimas palavras de Jesus foram “faça discípulos…” E Ele nos disse que voltaria. Eu acredito que Ele irá perguntar para nós – Você e os jovens que estavam sobre o seu cuidado espiritual, “Vocês fizeram discípulos?”.

Então vamos ter certeza de treinar e equipar nossos jovens para o evangelismo “enquanto estão indo” para que eles possam responder essa pergunta com um sonoro “SIM”.


CURTA A NOSSA PÁGINA PARA LÍDERES DE JOVENS



©2016 Dare 2 Share Ministries. Usado com permissão. Para mais recursos acesse o site Dare 2 Share (dare2share.org). 
Escrito por Greg Stier.

Sobre Greg Stier: Greg Stier é o fundador e CEO do ministério Dare 2 Share. Ele tem impactado a vida de centenas 
de milhares de jovens cristãos e líderes de jovens. É o criador de vários livros e recursos para 
líderes de jovens. Para mais informações sobre o Dare 2 Share, por favor visite dare2share.org


Entre em contato