Vida Cristã

17/11/2017 | Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

Passo a passo para criar uma série (ou uma mensagem) para os seus jovens

Eu ainda me lembro perfeitamente da primeira vez que eu iria compartilhar a Palavra de Deus em meu ministério. Eu sentei durante alguns dias procurando mais sobre o tópico, me debrucei em livros, artigos e tudo mais, até que a mensagem estava finalmente pronta.

Liderar um ministério de jovens é algo incrível. Ver o crescimento e amadurecimento dos jovens e a crescente busca por Jesus não tem preço. E uma das partes mais importantes e de maio responsabilidade é na hora de compartilhar a Palavra de Deus. Não raro, é nessa área que muitos líderes escorregam. Pensando nisso, eu decidi compartilhar com você o meu processo para criar uma série ou uma mensagem para os jovens.

Eu sei que talvez você seja até melhor do que eu nisso e já tenha o seu próprio método e se esse for o caso eu adoraria lê-lo, portanto, compartilhe conosco. Mas, vamos lá.

1 – Pense nos conceitos gerais

O primeiro passo é olhar para o geral. Ao invés de se preocupar semanalmente sobre o que você deve pregar, tente pensar em qual conceito você gostaria de trabalhar com seus jovens. Justificação, pecado, santidade, evangelismo, autoridade das Escrituras, milagres de Jesus, características de Deus e outros assuntos. Quando você tem um quadro geral do que trabalhar ficará mais fácil pensar no que quer pregar. Busque em oração, em suas experiências como jovem cristão e meditando nas Escrituras sobre qual tópico ou conceito você deve ensinar. Uma vez tendo esse conceito escolhido ficará muito mais fácil trabalhar semanalmente com as mensagens, bem como o tempo que você levará trabalhando com cada conceito.

2 – Comece com o principal

A maior dificuldade para quem não tem experiência em preparar uma boa mensagem é, sem dúvida, o começo. Como começar? O que falar de primeira? A minha experiência diz que devemos sempre nos prepararmos com o principal, ou seja, o que queremos passar de mais importante na série (ou mensagem). Se você pensou que quer falar sobre o pecado, qual é a principal coisa que seus jovens devem saber? Se o seu conceito geral for oração, o que eles devem saber? Tudo isso, logicamente, deve estar apoiado nas Escrituras. Não tente tirar a principal lição da sua mensagem baseado na sua, na minha ou na opinião de qualquer pessoa.

LEIA TAMBÉM: TUDO para o seu ministério de jovens
3 ótimas ideias de sermões para jovens

3 – Prepare-se com antecedência

Uma das minhas maiores dificuldades era que eu tinha tudo planejado…….para uma semana. Na semana seguinte eu já não tinha ideia do que fazer e meu tempo era diferente, tinha outras coisas, outros projetos e tudo mais. Uma vez que você já tem o seu conceito geral e a sua ideia principal, trabalhe com isso para que você não seja pego despreparado. Por exemplo: Se você quer trabalhar com o conceito da oração e o que você quer passar como principal é que os jovens devem orar continuamente para poderem conhecer mais o Pai, então quais assuntos você vai trabalhar semanalmente? A primeira semana você pode falar das barreiras para uma vida de oração, a segunda semana sobre a importância, a terceira semana sobre como Jesus orava e a quarta sobre como manter o hábito da oração. Entendeu?

4 – Use sua criatividade

Agora chegou o momento em que você vai usar e abusar da sua criatividade. Pense bem no título da sua mensagem e tente evitar títulos longos e nada chamativos. Prepare também o material de divulgação, as imagens/vídeos que você usará para anunciar o culto e chamar os jovens.

Bom, esses são os meus passos quando vou criar uma mensagem para os jovens. Não coloquei ali, mas você sabe que tudo isso deve ser com base na oração. Boa sorte.




Entre em contato