Vida Cristã

18/11/2014 | Amigos e Família, Artigos, Vida Cristã

Nenhum Comentário

Perdoando seus pais – Oito passos para o perdão

Não são raros os casos em que as pessoas que mais deviam nos amar e proteger, que deviam ser nossos exemplos, acabam virando o motivo maior de nossas dores de cabeça. Infelizmente, pais são como qualquer outro ser humano, são como nós, são susceptíveis aos erros. Porém, algumas vezes esses erros são tão grandes que nos deixam marcas profundas, difíceis de cicatrizar. Marcas que influenciaram e influenciam diretamente em nossas vidas. Por que Deus permite que você passe por isso?

Bom, em Romanos 8:28 diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. É difícil saber exatamente o motivo pelo qual Deus permitiu que seus pais errassem tanto com você, mas devemos confiar em Deus que Ele tem um plano nisso tudo, que Ele conhece você e que sabe até onde você pode suportar. O versículo fala que “todas as coisas”, não somente as coisas boas, mas também as ruins.

Fato é que Deus nos instrui (várias vezes) a perdoar. Até mesmo nossos pais. 70 vezes 7 se for necessário. Por mais difícil que isso possa parecer, esse é o desejo de Deus. Que perdoemos nossos pais e que deixemos que eles experimentem o incrível amor de Deus.

Genuine-Montreal-wedding-photos-8

É normal que tentemos sentir raiva de nossos pais quando eles erram, que tentemos nos esconder deles e evitar que eles entrem em nossa vida novamente e acabem nos machucando mais ainda. Tudo isso é completamente normal. Mas quando deixamos de liberar perdão para nossos pais, criamos um distanciamento entre nós e Deus. Pois Deus é perdão, é misericordioso e ama nossos pais tanto quanto nos ama. Sim, Ele sabe que não foi fácil, sabe que você sofreu muito com isso, mas Deus ainda espera que sejamos capazes de experimentar um amor que não se baseia em ações, mas sim um amor que se baseia somente em amar. Um amor como o dele por nós.

LEIA TAMBÉM: SOCORRO! EU PERDI ALGUÉM ESPECIAL

                           3 PERGUNTAS PARA SE FAZER ANTES DE NAMORAR ALGUÉM

Se você ainda sente dificuldade em perdoar seus pais, listamos abaixo sete passos para você cumprir tal tarefa.

  • Pense no que eles fizeram

Encare a dor. Não fuja mais. O primeiro passo para o perdão é encarar o que a pessoa fez e o que ela provocou em sua vida. Isso não é feito para gerar mais raiva e ódio em você, mas sim para que você tenha real noção das consequências de uma atitude errada.

  • Pense que eles talvez foram criados assim

Seu pai não demonstra amor por você? Sua mãe parece que não liga muito para o que faz. Seus pais não valorizam suas conquistas? Você já parou pra pensar que o comportamento dos seus pais podem ter sido herdados dos pais deles? É difícil para alguém demonstrar carinho com os filhos quando os pais não o deram. Nem sempre a culpa será de nossos pais. Muitas vezes eles foram as primeiras vítimas que sofreram.

  • Se coloque no lugar deles

Você só sabe o que uma pessoa está passando se você viver e sentir o que ela vive. Por mais que muitas vezes parece fácil para nós como nossos pais devem agir ou o que eles devem fazer, as vezes, quando nos colocamos em seus lugares vemos que a situação deles pode parecer mais difícil do que se pensa.

LEIA MAIS: VIVENDO EM UMA FAMÍLIA NÃO CRISTÃ

  • Lembre-se que Deus perdoou você

Não importa o que você tenha feito, Deus perdoou você. Ele não guarda mágoas, ressentimentos ou qualquer sentimento ruim em relação a você. Deus é amor e não se permite isso. Não seria correto você fazer o mesmo agora?

 

  • Lembre-se que Deus manda você perdoar

Sim, Deus manda que façamos isso. Que perdoemos e até oremos por quem nos feriu e quem nos persegue.

E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”.

 

Marcos 11:25

 

  • Desapegue da dor

Você já revisou o que eles fizeram, o que as ações deles causaram em sua vida. Agora, desapegue da dor. Comece a não pensar no que eles fizeram. Se sua mente quiser retornar os danos causados pelos seus pais, bloqueie esse pensamento, lembre-se dos passos anteriores, lembre que Deus já os perdoou e perdoou você também. Pense em seus pais de uma forma amorosa e livre-se desse peso.

LEIA MAIS: 3 COISAS QUE PODEM ESTAR DIRIGINDO SUA VIDA

  • Perdoe mais uma vez

Quando alguém nos machuca é natural que por vezes sintamos raiva e/ou amargura da pessoa. Tudo isso é normal e acontece. Já tive e tenho que perdoar várias vezes algumas pessoas. Perdão é isso. É escolher amar mesmo em meio a dor. Perdoe quantas vezes for necessário. Algumas vezes você irá perdoar seus pais e em menos de uma semana a dor irá voltar com tudo e arrebentar seu coração. Quando isso acontecer, perdoe mais uma vez.

  • Ore por quem te machucou

Uma grande verdade: Seus pais, que tanto lhe machucaram, precisam mais de Deus do que você. Eles necessitam conhecer esse Deus que tem feito tanto em sua vida. E é isso que Deus espera que você faça, que ore por quem te machucou. A sua oração tem muito poder e é extremamente eficaz (Tiago 5:16) e deve ser usada como uma arma para curar, mesmo quem lhe feriu.

Esperamos que Deus possa tocar seu coração após você ler esse texto e que você possa ser cheio da graça e do Espírito Santo, liberando e perdoando seus pais.

———————————————————————————————————————–

Curta a gente no Facebook e nos siga no Twitter




Entre em contato