Vida Cristã

08/05/2018 | Pastores e Líderes de Jovens, Vida Cristã

Nenhum Comentário

Quais são as características de um bom líder de jovens?

Como você sabe se é bom ou não em alguma coisa? Na maioria das vezes nós nos baseamos em duas coisas: O quão bem fazemos uma determinada tarefa e o quanto somos elogiados por ela. Apesar de esses serem bons parâmetros, eles não são necessariamente verdade quando falamos do reino de Deus. O que torna uma pessoa um bom líder? Nem sempre a pessoa mais aplaudida e que se expressa bem está impressionando Deus. Para nossa sorte, nós temos a bíblia para definir quais são as características de um bom líder de jovens.

Quais são as características de um bom líder de jovens?

Para isso, vamos abrir em Tito. Nessa pequena epístola, Paulo está instruindo seu discípulo Tito sobre a liderança da igreja. Vamos ler.

É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

Tito 1:6-9

Vamos analisar calmamente cada característica que Paulo dá para os presbíteros e que nós podemos usar para definir as características de um bom líder de jovens,

Irrepreensível: A definição para irrepreensível é uma pessoa sem falhas ou defeitos, ou seja, uma pessoa perfeita. Agora, nós sabemos que não existe isso de pessoa perfeita. Na verdade, o único perfeito a já pisar nesse planeta foi o nosso Senhor Jesus Cristo. Então, como podemos avaliar se uma pessoa é irrepreensível? Se ela está caminhando nessa direção. Se ela está procurando se parecer cada vez mais com aquele que é perfeito: Jesus Cristo.

LEIA TAMBÉM: 5 maneiras de você fazer seus jovens lerem mais a bíblia e orarem
Ministério de jovens em cidades pequenas – Um guia prático

Marido de uma só mulher: Isso é importante. Se uma pessoa quer ser um bom líder é imprescindível que não fique “atirando” por aí. O líder deve ser comprometido com uma só pessoa e saber amar e respeitar esta pessoa. Ouvi uma história uma vez de um grande empresário que estava para fechar um contrato bilionário com uma empresa asiática. Momentos antes de assinar o contrato e com as bases já definidas, o empresário falou para o representante asiático se ele gostaria de ir comemorar o acordo indo para um prostíbulo. O representante olhou seriamente para o empresário, levantou-se e rasgou o contrato. Surpreso, o empresário perguntou o que tinha acontecido e o asiático respondeu: “Você é um homem casado e está traindo a mulher que dorme ao seu lado todos os dias. Se essa mulher não é digna da sua confiança e da sua lealdade e se você trai ela com tanta facilidade, então não quero fazer negócios com você”. Moral da história: Lealdade é importante.

Ele não pode ser orgulhoso, briguento, apegado ao vinho, violento, nem ávido por lucro desonesto: Reparou nessas características? Todas elas são ruins e dignas de uma pessoa problemática. Um líder de jovens não pode ser nada disso. Se ele for briguento, como irá aguentar as diversas vozes diferentes que irão se levantar em seu ministério? Se ele for orgulhoso, como ele irá reagir quando seu ministério crescer? Se ele for apegado ao vinho, como ele irá manter a sobriedade e o domínio próprio que são necessários para liderar? Se ele for apegado ao dinheiro, como irá cuidar verdadeiramente das ovelhas de Cristo? É impossível.

VEJA ESBOÇOS DE PREGAÇÕES PARA JOVENS

Ele deve ser hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado e ter domínio próprio – Em contrapartida, Paulo dá uma pequena de lista de características boas que o líder deve ter. Se você quer ser um bom líder de jovens você deve ser hospitaleiro, pronto para receber não só aqueles jovens “fáceis”, mas os difíceis, complicados, aqueles que não querem ser amados. O líder de jovens deve ser amigo do bem, procurando sempre a justiça e jamais planejar o mal tanto para os outros quanto para seus liderados. E por último, ele deve ter domínio próprio, ou seja, ele deve ser capaz de se liderar, antes de liderar os outros.

Por fim, uma das mais importantes características que um bom líder de jovens deve ter: Ele deve apegar-se firmemente à mensagem fiel. O que significa isso? Ele deve pregar a Palavra de Deus. Ele deve falar sobre a vida, obra, morte e ressurreição de Cristo Jesus. Muitos líderes são bons líderes em todos os outros parâmetros, mas falham nesse ponto. Eles não pregam o evangelho. Eles pregam um “evangelho” centrado no homem, que raramente fala de Cristo e quando fala é para usá-lo como um trampolim para que o jovem consiga coisas maiores.

Quais dessas características você tem? Quais você precisa pedir para que o Espírito Santo trabalhe em você?

Para mim, essas são as características que um bom líder de jovens deve ter. E para você?



Entre em contato