Vida Cristã

15/10/2014 | Artigos, Igreja, Vida Cristã

Nenhum Comentário

Quero voltar para a igreja, mas não consigo

Como líder de jovens, já presenciei o mesmo jovem “anunciar” 5 vezes que voltaria pra igreja. “Nesse domingo eu vou cara”, “Vou voltar para os braços do Pai”, “To voltando mano”, eram algumas das frases ditas por ele. E olha que muitas vezes eu nem fazia o convite, ele era quem me procurava com toda alegria para dizer que iria voltar. O final da história, contudo, era sempre o mesmo. Chegava o tal dia, eu esperava, esperava, ligava, mandava mensagem e nada do rapaz aparecer. Por que é tão difícil retornar para a igreja? Por que muitos e muitos jovens, apesar do claro desejo de voltar a ter comunhão com os irmãos, de voltar ao ministério, tentam e não conseguem mais se firmar? Você com certeza conhece (ou você é) um jovem com enorme potencial que está afastado da igreja, volta, participa de um ou outro culto, mas acaba não mantendo uma regularidade e se afasta de novo.

Satanás é um sujeito esperto. Milhares de anos enganando a humanidade lhe deram alguma experiência para enganar cristãos pelo mundo todo. Quem quer voltar para a igreja normalmente sente aquele toque no coração, aquela vontade súbita de sair do pecado, de ouvir um bom louvor e estar na presença de Deus, mas quanto mais perto o dia do retorno chega, coisas inexplicáveis começam a acontecer. A vontade se transforma em preguiça, a alegria se transforma em medo. Normalmente, dois fatores atrapalham a vida de quem quer voltar aos caminhos do Pai.

bigstock-Young-woman-suffering-from-sev-164302101

1: Relacionamentos destrutivos: Você quer voltar pra igreja, quer mesmo, mas acaba recebendo um convite irrecusável de algum amigo do mundo. Talvez seja uma festa, um cachorro quente com a galera, uma pizza bem na hora do culto. E aí, simples convites como esses, acabam se tornando irresistíveis. O motivo é simples: Sua carne está muito forte, e seu espírito está fraco. Como em uma queda de braço entre um gigante lutador de MMA e uma criança de 5 anos, a carne vence facilmente. O que precisa ser feito? Eliminar relacionamentos que impedem sua aproximação com Cristo.

Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”.

1 Coríntios 15:33

Más companhias são uma das principais armas que Satanás irá usar contra você. Sejam eles amigos, namorado (a), o fato é que não é a toa que essas pessoas sempre aparecem quando você quer voltar. Fica a pergunta: Se o mundo acabasse hoje, para onde essas pessoas iriam? Céu ou inferno? É pra esse lugar que eles iriam que você quer ir também?

LEIA TAMBÉM: 3 DICAS DE COMO RECEBER JOVENS NA SUA IGREJA

                           QUATRO ENCORAJAMENTOS PARA JOVENS CRISTÃOS QUE ESTÃO NA LUTA

Relacionamentos tóxicos como esse devem ser cortados de sua vida se você espera ter um caminhar com Jesus. Ore pra que Deus afaste essas pessoas de sua vida e que você tenha força para resistir aos convites e propostas que Satanás irá fazer.

2 . Problemas: Quando não são relacionamentos, são problemas. Um problema familiar, um pai que abusa de bebidas alcoólicas, uma mãe que se enfurece com a possibilidade de você ir em uma igreja, um problema financeiro, um problema de saúde. Muitas vezes, somos impedidos de retornar a casa do pai não por nossa culpa, mas sim, por atitudes que não estão em nosso controle, mas acabam afetando em cheio a nossa vida. Se você está querendo voltar para Deus, mas sempre um problema aparece em sua vida, ore para que Deus remova todos os obstáculos de sua vida e que você possa retornar o mais rápido possível para seus caminhos. Se algo sempre acontece quando você quer ir para a igreja que te desanima, veja pregações em casa, ouça podcasts cristãos e comece a se preparar espiritualmente para o retorno. Assim, quando o próximo problema aparecer, você estará um pouquinho mais forte e conseguirá ir na igreja mesmo estando no olho do furacão.

O Senhor ampara todos os que caem

e levanta todos os que estão prostrados.

Salmos 145:14

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.

Tiago 1:2-4

Se você se encontra nessa situação, faça essa oração comigo agora:

“Senhor, sei que andei por algum tempo afastado de Ti. Não tenho orado como antes, não tenho lido tua palavra como antes. Meu corpo anseia por um relacionamento melhor contigo, foi para esse propósito que eu fui criado. Porém, não tenho forças e Tu sabes disso. Creio em Ti e sei que você sempre me amou, antes mesmo de eu nascer você já me amava. E se assim fosse preciso, você daria novamente seu único filho em troca da minha salvação eterna. Pai, por favor, afaste de minha vida pessoas que possam estar me atrapalhando de ter um relacionamento melhor com você. Sei que isso vai doer em mim, mas sei também que o Senhor estará ao meu lado. Não deixe que nenhum problema me impeça de me achegar a você novamente. Que esses problemas não me parem, mas me motivem a te buscar. Em nome de Jesus, meu ÚNICO Salvador, AMÉM”.

——————————————————————————————————————————————-

Gostou do artigo? Então siga a gente no Twitter e curta nossa página no Facebook.



  • Joel Junior

    Preciso de ajuda ,tenho entorno de 20 jovens na minha igreja e não consigo marcar uma reunião direito com ele ,vem 1 ou nem isso ,sempre chamo eles falam q vão mais não aparecem e frustante !

    • Bel Lima

      Bom dia. Paz do Senhor. Lidar com adolescentes e jovens não é fácil, mas o resultado recompensa. Minha experiência é pequena, mais como professora de jovens mesmo, mas creio que você poderia tentar “chegar mais junto”, fazer conversas informais, propondo que eles falem sobre temas do dia a dia, evangelizar colegas na escola, medo do inferno, pescar em sala, masturbação, festa gospel, enfim, muita oração para o Espírito Santo conduzir e ser tudo feito para a glória de Deus. Pensar estratégias como peça de teatro, música pode ser bom também. Converse com os líderes do local que você frequenta, tente se aliar a um jovem de testemunho e que seja bem relacionado com outros jovens. Que Jesus conduza todas as coisas. Abraços!

  • abençoada do véu

    nossa muito importante esse blog com essas palavras eu sou recém convertida tenho só seis meses do evangélio mais ja estou começando a pregar na minha igreja eu sou de obra de restauraçao e deus tinha mi dado essa palavra de sadaque, mesaque e abedenego ai eu li todinha na biblia i vim preucurar ajuda na net e achei essas palavras maravilhosas pra pregar elas me ajudou muito 🙂 que deus possa continuar de dando esses daos de palavras amem.

  • Parabéns pelo blog! Tem sido realmente uma ferramenta de Deus para me auxiliar. Ótima dica.

    • Guia Jovem Cristão

      Valeu Tiago. Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre =)


Entre em contato