Vida Cristã

17/01/2015 | Loja, Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

Temas para Culto: Culto Jogos Vorazes

Preparado para que seus jovens vejam o sacrifício de Jesus de uma outra forma? Então conheça o Culto Jogos Vorazes.

Ideia do Culto: 

Entender o sacrifício de Jesus e viver para Ele. São com essas ideias que o Culto Jogos Vorazes foi elaborado. Sabemos que nossos jovens hoje estão ligados na cultura popular. Pensando nisso, desenvolvemos esse culto para que eles enxerguem o sacrifício de Jesus com outros olhos. Nada melhor que associar isso com um dos filmes mais falados nos últimos anos. Esse é um culto completo que envolve uma atividade relaxante (filme), dinâmica e pregação.

jogos-vorazes-culto-jovens

Como fazer:

Primeiro exiba o filme para que todos os seus jovens possam saber mais da história. Invista algum tempo promovendo o culto nas redes sociais (veja exemplos abaixo). Insista para que seus jovens chamem outros jovens do mundo para assistir. Essa é uma boa oportunidade para conseguir novos jovens para sua igreja, visto que assistir um filme não é visto de maneira tão ameaçadora como a igreja é vista atualmente. Recomendamos que você comece o culto antes do horário normal de seu grupo de jovens, pois o filme é muito longo. Se possível, faça acompanhamentos (comes e bebes) para a hora do filme. Quando o filme acabar, desenvolva a dinâmica (veja mais abaixo) que simulará o início dos Jogos Vorazes. Terminada a dinâmica, palestre por um curto período de tempo (15 minutos no máximo, mas vai de sua preferência) sobre a relação do sacrifício entre Katniss e Jesus. (Leia mais aqui).

Criamos um grupo no Facebook para que todos os líderes de jovens possam se reunir para dividir conhecimentos, experiências e sonhos.
Se esse é o seu caso e você quer aprender um pouquinho mais sobre como liderar com eficácia os seus jovens, eu recomendo que você entre lá. CLIQUE AQUI

Como fizemos:

Divulgamos o evento nas redes sociais. (Obs.: Esperem alguma reação negativa da parte de algumas pessoas. É normal e acontece. Foque no objetivo principal). Marcamos o culto para às 17h, mas começamos às 17h45. Jovens quase sempre se atrasam e o filme tem quase 2 horas e meia de duração. Tenha isso em mente quando estiver definindo o horário para esse culto. Durante o filme servimos pipoca. Após isso, fizemos a dinâmica e logo depois a pregação. O culto deverá ter em torno de 3 horas e meia de duração.

Conheça também: Como Mudar Seus Jovens Em 1 Mês

Dinâmica:

Clique aqui e saiba como dobrar seu ministério de jovens em UMA NOITE

Para a dinâmica fizemos uma partida de Queimada (Ou caçador, ou dodgeball como você preferir). Compre bolas de borracha, não muito duras para não machucar ninguém. Divida seus jovens em equipes (aqui fizemos equipes com 3 integrantes cada) e os nomeie com um número de algum distrito (Grupo 1: Distrito 1, Grupo 2: Distrito 2 e assim por diante). Se você quiser, procure resumos sobre os distritos e imprima para que seus jovens possam “assimilar” melhor a equipe deles e se entusiasmar com a ideia de defender um distrito. Na Queimada (que fizemos dentro da igreja. Obs.: Cuidado para não quebrar nada), jogavam duas equipes por vez. Separamos as equipes na metade da quadra e deixamos as bolas e as cartas no meio. As cartas foram uma ideia muito interessante que tivemos para simular a loucura e a correria que se passa quando os Jogos Vorazes começam. No filme, os tributos correm até o centro para buscarem armas e suprimentos. Em nosso jogo, eles corriam para buscar as bolas e as cartas. Em todas as cartas colocamos um bilhete que ou era de “Retorno” ou era um bilhete que não ganhava nada. Foi muito divertido ver os jovens correndo e se jogando para buscar as bolas e as cartas. E suas caras de decepção quando dentro das cartas encontravam algum bilhete que não ganhava nada. Não coloque muitas cartas se não a loucura vai ser grande e você não vai conseguir apitar direito. Colocamos em nosso jogo 5 cartas (no máximo 2 eram de “retorno”). A equipe que ganhar mais vezes (ou que ganhar a final, se você optar pelo modelo “mata-mata”) é a campeão dos Jogos Vorazes de sua igreja. Compre uma caixa de bombom para recompensar os campeões.

Modelo dos bilhetes:

Retorno: Se você for eliminado, volte 1 vez.

Parabéns: Você não ganhou nada e só perdeu tempo.

Parabéns: Você perdeu cinco segundos lendo isso.

Cuidado: Olha a bola.

Pregação:

Versículo para pregação: 2 Coríntios 5:21

Se você quiser saber mais sobre a pregação pode ler nosso texto aqui. Recomendamos fortemente que leia para se preparar melhor. Abaixo estão os pontos principais para quem for pregar.

Comece agradecendo à todos que estiveram presentes e pergunte se eles gostaram do filme. Peçam qual foi a parte que mais gostaram e se eles recomendariam o filme para outra pessoa assistir. Logo após isso, fale sobre a parte que você achou interessante, que foi o momento em que Katniss se oferece como tributo no lugar de sua irmã, Prim. Lembre os seus jovens dessa parte do filme e destaque que Katniss não teria que se oferecer, mas que escolheu fazer isso por amar sua irmã.

Pontos Principais:

* Jesus foi a nossa Katniss.

* Ele se entregou como tributo assim como Katniss.

* Jesus, assim como Katniss, não merecia estar lá, mas escolheu fazer isso porque nos amava muito.

* Jesus não tinha pecado, mas se fez pecado para que nós fossemos salvos.

* Imagine como Prim se sentiu? Ela deve ter se sentido aliviada por não ter que participar dos Jogos, mas deve ter se sentido angustiada por ver sua irmã pagar o preço de algo que ela não tinha culpa. Como você sentiria sendo ela?

* Prim teria que valorizar a sua vida após isso. Ela não poderia viver sua vida de qualquer jeito depois do sacrifício que sua irmã fez.

* Nós também devemos fazer isso. Viver nossa vida para agradecer Jesus pelo sacrifício que Ele fez.

* Devemos parar de viver a vida de qualquer jeito e começar a viver para agradecer Jesus pelo seu sacrifício.

* Como viver para agradecer Jesus? Comparecendo a igreja, lendo a bíblia e vivendo de uma maneira que agrade a Deus.

Pensamento do culto: Viva sua vida como um tributo para Deus.

——————————————————————————————————————-

Após sua pregação, peça se algum jovem gostaria de aceitar Jesus, Nosso Tributo, como único e suficiente salvador.


  • Jhocelin Camilo

    Eu não sabia como motivar os meus jovens…
    Estava em grande dificuldade, li sobre o desafio e as coisas foram fluindo…
    Eles estão muito empolgados com esse desafio e todos os outros que estou fazendo com eles.
    O FNF já é um sucesso!

  • Inglides Vicente

    Amei a ideia de Séries , acredito que vai me ajudar bastante.Tenho muita dificuldades e sempre acabo levando a palavra de qualquer jeito e já estou cansada disso.Obrigada Luan pela sua disposição e criar algo tão importante para os lideres. Meus jovens tem muita dificuldades em concentração e isso me deixa indignada literalmente e sei que devo ajudar los e não culpa-los.

    • Guia Jovem Cristão

      Que bom que pude ajudar Inglides. Glória a Deus por isso. É um prazer contribuir para o reino

  • Luiz Felipe

    irmãos e amigos, há um equivoco muito grande nessa explicação citada a cima.
    Primeira mente peço a vocês que orem a Deus e passa para o espirito santo te guia em todos os assuntos da bliblia.
    Por favor assistam a esse video. https://www.youtube.com/watch?v=_JK5vJCwvGQ
    Porque eu não como carne de porco – Pr. Ivan Saraiva

  • fabiano

    muito bom Deus os abençoe

    • Luiz Felipe

      irmãos e amigos, há um equivoco muito grande nessa explicação citada a cima.
      Primeira mente peço a vocês que orem a Deus e passa para o espirito santo te guia em todos os assuntos da bliblia.
      Por favor assistam a esse video. https://www.youtube.com/watch?v=_JK5vJCwvGQ


Entre em contato