Vida Cristã

29/08/2017 | Pastores e Líderes de Jovens

Nenhum Comentário

Três coisas que você não deve esquecer de fazer em seu ministério

No ministério de jovens é comum estarmos tão atarefados de coisas que esquecemos do básico, daquilo que é essencial para um crescimento sadio e eficaz, de acordo com a vontade de Deus.

É comum que o líder de jovens esteja sempre planejando: Cultos, atividades, gincanas, retiros, passeios e tudo mais. Porém, se você está há algum tempo no ministério, o que sempre acontece é um cansaço muito grande tanto durante o planejamento quanto depois. Parece que os nossos esforços foram em vão. Você já se sentiu assim?

Neste artigo de hoje eu quero passar três coisas que você NÃO deve esquecer de fazer em seu ministério. Acredito que ao fazer essas três coisas você irá evitar a fadiga, medir o seu desempenho ministerial e se preparar para o crescimento (de acordo com a vontade de Deus. Sempre bom lembrar).

1 – Definir uma visão

A maioria dos ministérios não possuem isso – uma visão. Algo que os motiva, que direciona e clarifica o propósito do ministério. Faça um teste e peça para alguns dos seus jovens o motivo da existência do ministério. Você ouvirá muitos “haaan”, “hummm”, “não sei” e outras respostas que em nada se parecem. Quando um ministério define a sua visão, ou seja, o que ele quer fazer, aonde quer chegar, então o trabalho do líder passa a ser direcionado rumo aquela visão. Se a sua visão ministerial é impactar a sociedade com a juventude, então o seu orçamento, suas ideias e tudo mais irá girar em torno desse propósito. Aliás, a própria palavra “propósito” resumiria bem o que significa visão. Imagine, para efeito de esclarecimento, que sua visão seja a seguinte: “Impactar a sociedade com o louco amor de Jesus”.

2 – Definir objetivos

Uma vez que a sua visão ministerial foi definida é hora de saber quais são os seus objetivos, ou colocando de outra maneira, quais são os resultados que você espera ter para alcançar a sua visão. Como o seu ministério precisa estar, como seus jovens devem ser e o que você deve aprender são coisas que você deve colocar no seu objetivo.

Tendo em vista a nossa visão fictícia lá em cima, nossos objetivos poderiam ser o seguinte:

  • Fazer com que os jovens se apaixonem por Jesus.
  • Ensinar como eles podem viver por Jesus na escola, no trabalho e na sociedade em geral.
  • Capacitá-los para o evangelismo.
  • Ensinar mais sobre o amor ao próximo.
  • Fazer com que eu ame Jesus acima de todas as coisas.

Estes seriam os seus objetivos. Seria por essas coisas que você iria medir se você e seu ministério estão indo bem na visão proposta ou não.

LEIA TAMBÉM: Três perguntas que os jovens irão fazer cada vez que você for pregar para eles

 Como gerar jovens transformados através da sua pregação

3 – Definir ações

Por fim, as ações são as coisas que você irá fazer para atingir seus objetivos. Perceba que há uma ligação. Você define a visão, os objetivos e as ações. Através da ações, você atinge seus objetivos, atingindo seu objetivo, você alcança a sua visão. As ações são as medidas e atividades que você irá fazer para alcançar os seus objetivos. Tendo em vista ainda os nossos exemplos acima, aqui vão algumas ideias de ações.

  • Fazer mensagens e séries falando sobre o amor de Jesus.
  • Explicar semanalmente como o sacrifício de Jesus nos trouxe paz.
  • Falar sobre os dois mandamentos que Jesus nos deixou.
  • Fazer um seminário sobre evangelismo.
  • Criar um tempo diário para que eu possa estar em comunhão e adoração com Deus.

Viu? Quando você cria ações, objetivos e uma visão, então você sabe por onde se movimentar. Você não se cansa e nem pensa que seu trabalho está sendo em vão. Ao contrário disso, se algo não ocorre como esperado, você pode alterar o seu plano e verificar onde ele está falhando. Se, por exemplo, os seus jovens não estão cumprindo o seu objetivo de evangelização, você pode alterar e acrescentar outras ações para que eles possam fazer isso.

Espero que você tenha gostado do artigo e se esse for o caso, deixe seu comentário abaixo e curta nossa página no face para líderes de jovens.


Photo by Dustin Lee on Unsplash


  • Lorena Barreto

    Aleluia, eu creio que Deus irá me levantar. Agradeço a Deus pela palavra de conforto e sabedoria que ELE deu à esses vasos do blog.

  • Joel Junior

    Preciso de ajuda ,tenho entorno de 20 jovens na minha igreja e não consigo marcar uma reunião direito com ele ,vem 1 ou nem isso ,sempre chamo eles falam q vão mais não aparecem e frustante !

    • Bel Lima

      Bom dia. Paz do Senhor. Lidar com adolescentes e jovens não é fácil, mas o resultado recompensa. Minha experiência é pequena, mais como professora de jovens mesmo, mas creio que você poderia tentar “chegar mais junto”, fazer conversas informais, propondo que eles falem sobre temas do dia a dia, evangelizar colegas na escola, medo do inferno, pescar em sala, masturbação, festa gospel, enfim, muita oração para o Espírito Santo conduzir e ser tudo feito para a glória de Deus. Pensar estratégias como peça de teatro, música pode ser bom também. Converse com os líderes do local que você frequenta, tente se aliar a um jovem de testemunho e que seja bem relacionado com outros jovens. Que Jesus conduza todas as coisas. Abraços!

  • abençoada do véu

    nossa muito importante esse blog com essas palavras eu sou recém convertida tenho só seis meses do evangélio mais ja estou começando a pregar na minha igreja eu sou de obra de restauraçao e deus tinha mi dado essa palavra de sadaque, mesaque e abedenego ai eu li todinha na biblia i vim preucurar ajuda na net e achei essas palavras maravilhosas pra pregar elas me ajudou muito 🙂 que deus possa continuar de dando esses daos de palavras amem.

  • Parabéns pelo blog! Tem sido realmente uma ferramenta de Deus para me auxiliar. Ótima dica.

    • Guia Jovem Cristão

      Valeu Tiago. Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre =)


Entre em contato