Vida Cristã

06/05/2016 | Pastores e Líderes de Jovens, Vida Cristã

Nenhum Comentário

Uma falha que muitos líderes têm, mas não querem admitir

Há uma falha que muitos líderes de jovens têm medo de admitir. Não é algo bom para o “currículo”, mas é algo sim que tem afetado a vida de inúmeros líderes e, por consequência, inúmeros jovens.  Eu mesmo já sofri com isso no começo do meu ministério. A falha é que alguns líderes não sabem o que pregar para os seus jovens. Eles não vão admitir, mas a realidade é que eles não sabem.

No começo do meu ministério eu sofri com isso. Eu queria ler a bíblia, mas não me organizava direito para ter tempo para ler. O resultado é que semana após semana eu sofria de uma agonia imensa para procurar o que pregar. Tanto é que quando decidíamos fazer algo diferente e não usar a palavra, eu sentia um alívio.

“Ufa, essa semana não preciso procurar nada”.

Naquela época eu tinha uma bíblia com edição para jovens. Essa bíblia era tão boa que possuía algumas notas em azul dentro da mesma explicando alguns tópicos na linguagem do jovem, com dúvidas que os jovens poderiam ter. Meu desespero era tão grande que eu ficava procurando essas notas azuis para tirar dali algo para se pregar. Folheava páginas e mais páginas, não para ler a palavra, mas para achar algo que eu pudesse pregar.

I made a mistake

A palavra de Deus nos diz claramente os efeitos disso:

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.

Oséias 4:6

Quando nossos jovens não tem acesso ao conhecimento de Deus, eles se tornam presas fáceis para Satanás.

Dê uma olhada nesses versículos (que antecedem o versículo acima) do mesmo capítulo de Oséias e veja se não é um retrato da juventude em muitas igrejas.

Só se vêem maldição, mentira e assassinatos, roubo e mais roubo, adultério mais adultério; ultrapassam todos os limites! E o derramamento de sangue é constante.

Oséias 4:2

Vocês tropeçam dia e noite, e os profetas tropeçam com vocês.

Oséias 4:5

Por causa disso a terra pranteia, e todos os seus habitantes desfalecem; os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar estão morrendo.

Oséias 4:3

É isso o que acontece quando você não prega a palavra de Deus ou quando não sabemos o que pregar. Seu ministério não é transformado porque os jovens não tem conhecimento da palavra de Deus.

Diariamente nosso site recebe centenas de líderes de jovens que chegam até aqui procurando temas para culto, ou seja, o que pregar e o que fazer em um culto de jovens. Esses líderes estão perdidos porque não sabem o que pregar para seus jovens. Eles não sabem o que devem abordar em seus ministérios.

QUAL É A SOLUÇÃO?

Se você leu esse texto até aqui e teve a humildade de reconhecer que você se encontra nesses exemplos, primeiramente eu quero te agradecer. Agradecer por ter um coração humilde que, acima de tudo, quer aprender e quer servir a juventude. Agora vamos para as soluções.

Leia a bíblia e examine-a – Deus vai falar de maneira única com você em vários momentos que você estiver lendo a bíblia, mas não a abra simplesmente “caçando” coisas para pregar. Abra para entender mais sobre Deus e conhecê-lo. Comece a procurar o significado das expressões e lugares (O que é um moabita? Procure no google. O que é samaritana? Jogue no google, entendeu?) e a entender palavra por palavra. Eu já tive ideias de pregações depois de ver filmes e enquanto estava tomando banho tive que chamar a minha esposa para anotar e eu não esquecer.

A última vez que criei um sermão foi ouvindo o sermão do meu pastor. Abaixo do versículo que ele estava pregando, eu li uma passagem e o Espírito Santo me trouxe uma revelação daquele versículo. Quando cheguei em casa, bastou alguns minutos para que o “esqueleto” do sermão estivesse pronto quando eu comecei a analisar cada palavra que compunha o versículo.

Coloque suas próprias experiências e medos em prol dos jovens – Eu tenho certeza que como jovem você já deve ter tido muitos medos e experiências que seus jovens estão tendo agora. Por que não colocar essas coisas em prol deles? Que palavra ou versículo de Deus pode ajudar aquele jovem que está querendo namorar? Qual versículo pode ajudar aquele jovem que está tendo problemas com os pais? Como suas experiências (boas e ruins) podem ajudar na tarefa de criar um sermão que pode impactar seus jovens?

Passe mais tempo com Deus – Desenvolver sermões é como exercitar um músculo. Você não pode chegar um dia e começar a escrever sermão atrás de sermão assim como não pode chegar na academia e pegar um peso muito pesado. É algo que você desenvolve com o tempo. Então, não se apresse. Nesse período, por que você não começa a gastar mais tempo com Deus? Ouça ministrações, veja pregações de diferentes pregadores, leia e medite na palavra. Gaste um tempo conhecendo um pouco mais sobre o nosso Deus. Isso nunca vai te fazer mal.

Invista em sermões enquanto você não cria os seus – Não há nada de errado em usar sermões de outras pessoas em suas pregações. Se você for um líder esforçado, Deus pode dar novas revelações para você com base em sermões de outras pessoas. Então não fique pé atrás em usar dessa arma. Há muitas pessoas sendo inspiradas por Deus para criar sermões que podem impactar centenas de vidas. Não tenha medo de usar isso.

NÃO ADIE A SOLUÇÃO

Cada semana que você não sabe o que pregar, jovens deixam de ter suas vidas transformadas, continuam no pecado e não conhecem Jesus. Cada semana que você decide fazer uma atividade porque não sabe o que pregar, mais jovens deixam de ter um relacionamento com Jesus. Esses jovens, sendo eles cinco, dez, cinquenta ou cem, são SUA responsabilidade. Você será cobrado por não levar a palavra para eles.

A maior transformação que seu ministério de jovens irá ter só vai começar a acontecer no momento em que pregar a palavra for algo natural para você e seus jovens. Por isso, não adie mais essa situação. Meus jovens uma vez perguntavam o que íamos fazer de brincadeira no próximo culto de jovens. Hoje eles pedem qual vai ser o tema da próxima pregação. Estamos no caminho certo e eu agradeço a Deus por isso.



Entre em contato