Vida Cristã

03/05/2018 | Estudos para jovens, Vida Cristã


Vivendo em uma montanha russa espiritual

Quem nunca se viu em uma montanha russa em sua vida cristã? Uma hora estamos confiantes, crendo  que Deus pode e vai fazer o milagre, quando de repente em outro momento chegamos a pensar se Ele realmente pode ou fará o tal milagre, começamos a questionar “Será que Deus realmente me ama?”, “Acho que Ele se esqueceu de mim, pois minhas lutas não cessam!”, entre outros pensamentos e questionamentos que surgem em nós. Se você já viveu ou está vivendo nesse momento de montanha russa em seu caminhar com Cristo, não se sinta diferente por isso, afinal, a maioria dos cristãos já passaram ou passarão por esse momento pelo menos uma vez em sua caminhada cristã.

Eu já vivi nessa montanha russa, e por mais que eu saiba e que você saiba, que o próprio  Jesus não nos garantiu uma vida fácil, longe de problemas, mas pelo contrário, Ele nos afirmou que neste mundo teríamos aflições (João 16:33), que sofreríamos e seríamos perseguidos por causa dEle (2 Timóteo 3:12; Mateus 5:11), há de fato momentos os quais chegamos a repensar e questionar certas coisas, por mais que o nosso coração, a nossa alma e o nosso espírito acreditem no amor, poder e soberania de Deus.

Eu tenho vivido um período muito difícil em minha vida, são lutas atrás de lutas, quando uma acaba e penso “Ufa…conseguimos” vem outra, e nesse período o qual costumo crer que é um período de provação, lapidação e aprendizado, creio também que em algum momento passará, eu me peguei várias vezes pensando e me questionando com coisas do tipo: “Parece que Deus se esqueceu de mim.”  “Parece que Ele não vê o quanto estou sofrendo.”, “Ele abençoa todo mundo, menos eu.”. Só que eu sei que a verdade não é essa. Ele jamais se esqueceu de mim ou se esquecerá, pois a sua própria palavra diz em Isaías 49:15 que “uma mãe pode esquecer seu filho, mas Deus jamais se esquecerá de nós”.

Sei que todos enfrentam lutas, muitos têm enfrentado e enfrentarão lutas mais dolorosas do que a minha. Não serei hipócrita ao ponto de falar que as minhas lutas são as piores, porque elas de fatos não são. Sei que somos diferentes, temos propósitos diferentes, então não é porque Deus abençoou alguém que ele tem que me abençoar. Ele me abençoa quando Ele quer, da maneira que Ele quer e isso não cabe a mim e nem a você (Eclesiastes 3:1), pois ele sabe o que é melhor para mim e para você, e os planos dEle são de fato melhores do que os nossos próprios planos (Isaías 55:9). Mas acima disso tudo não podemos negar que sabemos desde o início que os dias maus chegariam para TODOS do início ao fim da nossa vida. Por isso acredito que Você já passou por isso ou algo parecido, mas trago a vocês esse texto para que assim como o Senhor falou comigo, Ele possa falar com você por meio deste.

Quando lemos João 5 e vemos Jesus perguntar ao paralítico se ele deseja ser curado, podemos ter  a certeza de que Jesus já sabia qual seria sua resposta. Aquela pergunta a qual Jesus fez para aquele homem foi a mesma coisa que pedir a um macaco se ele quer banana. É óbvio que aquele homem iria dizer “Sim! Eu quero ser curado.” Ele passou 38 anos sem poder saber o que era andar, mas mesmo assim Jesus fez a pergunta a esses homem: “Você quer ficar curado?”, porque Ele queria ouvir da sua boca, queria ver o tamanho da sua fé. Não é diferente comigo e com você. Jesus sabe o que sentimos, o que pensamos, o que queremos e principalmente o que precisamos. Mas da mesma forma Ele quer ouvir da nossa boca o nosso clamor, nosso anseio, nossa súplica sincera de coração, Ele quer ver a nossa fé em AÇÃO. O problema é que quando estamos nesse período de montanha russa e nos encontramos lá embaixo não conseguimos demonstrar a nossa fé, não conseguimos elevar aos céus nosso clamor. Por isso quando passares por esses momentos lembre-se que são nessas horas que a nossa fé e nosso clamor devem ser acionados mais do que em qualquer outro momento, afinal é para isso que servem os dias maus, para que a nossa fé seja colocada a prova. E por mais que o Senhor saiba do que se passa em nossa vida e em nosso coração, o primeiro passo sempre deve vir da gente (Tiago 4:8). Deus está esperando ouvir o seu clamor sincero e verdadeiro. Ele espera ver a sua fé em ação. Se aquele paralítico não tivesse fé ele não teria se levantado no mesmo instante em que Jesus o ordenou (v 8-9).

 

Ore comigo

Ó Senhor nosso Deus, só tu sabes o que se passas em meu coração, o Senhor me conhece melhor do que a mim mesmo e por isso eu te peço ó Pai me dá força, fé e coragem para enfrentar os dias maus. Que a minha fé e confiança em ti sejam maiores do os meus medos. Quando eu me encontrar sem fé e desacreditando em ti, traga a tona tudo aquilo que já fizestes por mim. SIM, eu creio no seu amor, no seu poder e em sua soberania. Amém, Jesus!



Entre em contato